17.6.06

Mordi a língua

Eu já estava achando que esta copa não teria zebras africanas. Costa do Marfim, o que eu tinha gostado mais, é um time de peladeiros dos infernos, sem organização tática, chegando ao ataque a dribles e querendo resolver tudo na individualidade. Angola, Togo e Tunísia não têm qualidade técnica nem para chulear alguma coisa.

Mas Gana apareceu destroçando a República Checa agora. Os 2 a 0 do placar não dizem o que foi o jogo, especialmente o segundo tempo: jogando com um a mais, os ganeses meteram correria o tempo inteiro, perderam um pênalti, fizeram gol impedido e o escambau. O goleiro Cech operou milagres a granel. Agora o grupo está emboladíssimo. Mesmo que a Itália ganhe, daqui a pouco, dos Estados Unidos, corre risco de ficar fora da segunda fase, caso perca para a Rep. Checa e Gana ganhe dos americanos.

O chocolate de Gana, porém, não mostrou lá grande evolução no futebol africano. O gol anulado de Gana dá uma boa idéia: contra-ataque, três ganeses e um zagueiro checo correndo atrás, o ganês do meio conduz a bola área adentro e, na frente do goleiro, passa para a frente, onde está seu companheiro, obviamente impedido. A ingenuidade comeu solta. A pergunta agora é se por acaso não estamos conhecendo em Gana um representante da Peladaria de Resultados. Logo saberemos.