1.5.08

Mutualismo Colorado


Heráclito dizia: “um homem não se banha duas vezes no mesmo rio, porque nunca é o mesmo homem e nunca o mesmo rio”. No futebol, a mitologia é um palco fértil para a criação de teses definitivas, ignorantes das causas e dos contextos em que são aplicadas. Examinadas atentamente, não passam de chavões baratos.

Dez anos se passaram, e os atores voltam ao mesmo palco. Em 1998, no primeiro jogo, o Juventude trazia do Jaconi uma significativa vantagem de dois gols, e não tinha essa frescura do gol qualificado. Nego Christian abriu o placar, mas logo depois, Flávio, Lauro e cia. se encarregaram de virar para 3 X 1.

As circunstâncias de 98 eram bem piores para aquele Inter, que tinha Celso Roth no comando, e escalou três volantes e três atacantes no jogo da volta – típico -, no Gigante da Beira-Rio. O resultado, obviamente, foi que a situação não foi revertida: um empate melancólico de 0 X 0, e o time comandado por Lori Sandri saiu com o caneco, quebrando uma hegemonia da dupla gre-nal de 44 anos.

Valores trazidos a presente, e o Colorado tenta reverter toda uma corrente dogmática negativa, que mistura sorte/azar, estatística, história e heurística, levando a crer aos deterministas que a reversão da vantagem contra o Juvéco é impossível.

Os pontos positivos são que o Inter mudou: seu planejamento, contratos longos com seus jogadores, ampliou seu quadro de sócios, excelência no departamento médico e preparação física, a manutenção dos técnicos por períodos mais longos; enfim, tudo o que o manual do bom gestor esportivo manda nos tempos de globalização e lei pelé.

Guiñazu joga, Renan faz falta, e Alex jogará quase certo. Teremos força para mobilizar o Beira-Rio, da mesma forma que foi na quarta passada? Não sei. Só sei que o Inter mudou, e que, hoje, além de um bom elenco, temos uma torcida com lembranças recentes gloriosas, o que nos dá muito mais força para não sucumbir aos primeiros tropeços.

Por isso eu acredito, pois a única coisa estática, ao longo destes 99 anos, é a identidade do Clube do Povo do Rio Grande do Sul.