18.6.06

Brasil 2 x 0 Austrália



















Novamente, a apresentação brasileira foi lamentável. Como um todo, o jogo foi mais corrido do que a partida contra a Croácia, os australianos são mais movediços.

Lento, o escrete canarinho segue fazendo aquele jogo que todo mundo sabia que iria fazer quando Ronaldo surgiu parecendo um pneu de caminhão. Adriano, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e os laterais jogam mal sem a bola nos pés. Para abrir espaços, os jogadores de frente precisam puxar a marcação. Os laterais precisam fazer o mesmo nas pontas para tirar defensores de dentro da área. Nada disso está acontecendo. Quem não está com a bola, só observa o jogo.

Nenhum brasileiro ajuda na marcação até a nossa intermediária. Incontáveis as vezes que os australianos dominavam a bola no nosso campo e o brasileiro mais próximo estava a 15 metros, no mínimo.

Eu poderia ficar horas aqui, vamos para a cotação:

Dida - 6. A nota do Dida é sempre a mesma. Ele faz ótimas defesas e sempre comete uma cagada por jogo. Hoje, quase entregou tudo numa saída de bola.

Cafú - 6. Mal nos cruzamentos, mas se apresenta bem melhor no ataque do que Roberto Carlos.

Lúcio - 8. Melhor zagueiro brasileiro desde sei lá quando.

Juan - 8. Acompanha o nível do colega.

Roberto Carlos - 3. A sorte dele é que todas as críticas estão voltadas ao Ronaldo Michelin. Adora um balão desnecessário, não se apresenta para o ataque, atrasa todas os passes e tropeçou na bola quase dentro da área brasileira. Profundamente lamentável.

Emerson - 7. Bem e cansou.

Zé Roberto - 9. Era para ser nota 10. É o melhor jogador brasileiro nos dois jogos. Só perdeu um ponto porque entregou uma bola ridícula quando era o último homem. Ainda assim, recuperou-se com maestria. Está chegando no ataque também.

Kaká - 8. Está bem e sofre com a falta de movimentação dos companheiros de frente. Joga sozinho.

Ronaldinho - 5. Muito abaixo do que pode produzir. A culpa, talvez, seja do Parreira, que parece ter delegado a ele a missão de esfriar o jogo. Precisa partir para cima dos adversários com mais rapidez.

Adriano - 8. Centroavante que marca gols sempre merece boa nota. Mas precisa se mexer mais perto da área e parar de buscar jogo no meio-campo. Lá, é inútil.

Ronaldo - 2. Tropeçou e furou em bola. Uma festa. Melhorou em relação a ele mesmo, mas isso não quer dizer absolutamente nada.

Robinho - 8. Pedindo espaço. Confunde a marcação porque se movimenta rápido. Ronaldinho Gaúcho passou a jogar melhor porque o Robinho leva a marcação com ele naquela correria. Só não sei se adianta jogar com ele desde o início.

Gilberto Silva - 7. Bem, mas dormiu no ponto quando o Viduka apareceu na cara do Dida e quase fez por cobertura.

Fred - 10. Centroavante que joga quatro minutos e faz um gol é nota máxima.