22.6.06

Brasil 4 x 1 Japão

MARAVILHOSO!
FUTEBOL-ARTE!
MÁGICO!

Guarde estes adjetivos se o Brasil continuar melhorando nas próximas partidas. O que é muito difícil de acontecer porque os adversários tendem a melhorar daqui pra frente. Por enquanto, só podemos dizer que o Brasil teve ótimos momentos distribuídos em longos minutos de desnecessária chatice e paciência, com o carimbo de Carlos Alberto Parreira. Me irrita demais o joguinho de toque-toque. Claro, o Brasil tem que ditar o ritmo de jogo, mas acho que os jogadores estão exagerando.

Como o Linha Burra adiantou, para ganhar dos japoneses, basta deixá-los marcar primeiro. O Japão amolece o jogo conforme o tempo vai passando.

Vamos à polêmica cotação:

Dida - 8. Não largou a bola no pé de ninguém hoje, mas talvez, só talvez, ele devesse ter ficado em pé no chute do japonês. Tirava a bola de cabeça. Mas a culpa não foi dele.

Cicinho - 8. Ataca melhor que o Cafú e defende bem. Pena que o gol japonês saiu pelo lado dele, faltou combate.

Juan - 9. Achei ótimo. E vocês? No final do jogo, resolveu dar um pique, puxou a marcação e o Ronaldo aproveitou para marcar o segundo dele.

Lúcio - 7. Esqueceu de acompanhar o japonês que marcou o gol. Foi a única falha dele na Copa.

Gilberto - 7. Foi mal no primeiro tempo. Deixou as costas livres e atacou pouco. Se recuperou no segundo tempo. No gol, foi muito inteligente ao chamar o lançamento no espaço livre da defesa japonesa. Falta isso pra Seleção: o jogador tem que correr antes de receber a bola, supreendendo a zaga adversária. Todo mundo tá querendo passe no pé. Não dá.

Gilberto Silva - 8. Apareceu pouco, mas foi bem. Acho. Não prestei muito atenção nele. Acho que é um bom sinal.

Juninho - 8. Muito bem nos chutes de fora da área, como era esperado. De resto, cumpriu a função de ser o Zé Roberto destro.

Kaká - 6. Sumido.

Ronaldinho - 6. Tenho uma tese. O Parreira mandou ele tocar a bola e ter paciência para encontrar espaços. Ok. Ele vem fazendo isso e tem dado o antepenúltimo passe que resulta em gol. Não está jogando mal, mas acho que ele é o principal responsável pela lentidão da armação. Está exagerando no pedido do Parreira. Com um pouquinho mais de velocidade no passe, vai brilhar e muito.

Robinho - 8. Muito bem, complicou a vida dos japonses. Não era uma tarefa difícil, mas ele cumpriu como deveria.

Ronaldo - 10*. Centroavante que marca dois gols e obriga o goleiro a diversas defesas difícieis é nota máxima. Ainda mais se ele pesa 90 quilos.

Demais reservas - 7. Ah, na boa, cansei de fazer cotação. O resto da turma entrou para tocar a bola indefinidamente. Se era isso que o Parreira queria, fizeram bem.

* Homenagem a Solon Brochado.