1.6.06

O próximo adversário é parada dura, amigo



Na Nova Zelândia, tudo circula em torno do rugby. Mais precisamente, da seleção nacional de rugby, os All Blacks. Tanto que as seleções de quase todos os outros esportes têm seus nomes inspirados neles: a seleção de basquete se chama Tall Blacks, a de cricket, Black Caps, e a de futebol, que enfrenta o Brasil neste domingo, All Whites.

Não é só no nome que All Whites e All Blacks contrastam. Enquanto a equipe de rugby é considerada uma das melhores do mundo, está sempre disputando finais e assustando adversários com a dança maori que apresenta antes dos jogos, os All Whites são um saco de pancada até mesmo no competitivíssimo futebol da Oceania. Nas últimas eliminatórias, a Nova Zelândia ficou fora depois de ser goleada por 4 a 2 pelas ilhas Vanuatu. Ilhas Vanuatu!!! Que espécie de respeito merece uma seleção que é goleada por um país do qual ninguém jamais ouviu falar? Um país que começa seu nome com “Ilhas” não pode vencer partidas de futebol, quanto mais golear.

Disso se conclui que a Nova Zelândia é um dos poucos países onde até eu, sempre o último a ser escolhido no futebol do colégio, poderia passar em uma peneira de futebol. Aliás, Poderia não: eu passei numa.

Foi na pacata cidade de Havelock North (foto). Uns brasileiros e uruguaios me encontraram na rua e disseram que tinha um jogo rolando num campo ali perto. Eu fui, esperando jogar uma pelada depois de alguns meses sem ver o velho e bom ludopédio pela frente. Chegando lá, tinha um técnico, uma espécie de Celso Roth do Pacífico Sul, orientando treinamentos de corrida, chutes a gol, cruzamentos, passes e demais fundamentos. Eu tava com tanta vontade de jogar bola que acabei encarando a chatice dos treinos.

Depois disso, o Roth, planilha na mão, formou uns três ou quatro times, apitou o jogo com a ajuda de dois auxiliares (foi o único futebol com impedimento que eu joguei na vida) e, ao final da partida, ao invés de apontar quem havia passado na peneira, simplesmente perguntou:

- Muito bem, quem de vocês pode jogar aos sábados e viajar para outras cidades? Quem puder levanta a mão. É que a gente tá formando um time pra disputar campeonatos aqui na região.
Recusei o convite. Meu empresário achou por bem esperar uma proposta melhor das Ilhas Vanuatu.