19.11.06

Portón Ocho

O Campeonato Apertura anda muito mais emocionante do que o Brasileirão onde tudo já está decidido. Hoje, os torcedores do Racing e do San Lorenzo impediram que os jogadores saíssem dos respectivos hotéis para jogar. Chegaram a ameaçar de morte os próprios times caso a bola rolasse. O motivo poderia ser o péssimo futebol das duas equipes, mas o problema foi mais político do que técnico. O protesto é resultado de uma determinação da AFA para que o jogo Racing x San Lorenzo fosse realizado com portões fechados, depois das brigas que os torcedores vinham provocando. Segundo o presidente da AFA, quem não jogar perde os pontos. Mas ninguém sabe se estamos diante de um duplo W.O ou se o jogo foi suspendido, já que a cada hora uma nova determinação da AFA é anunciada na TV.

Bom, isso foi só o dia de hoje. Nas rodadas passadas aconteceram coisas como:

- torcedores do Gimnasia de La Plata ameaçaram os jogadores de morte se eles ganhassem do Boca, pois isso favoreceria o arqui-rival Estudiantes.

- tal ameaça da torcida do Gimnasia aconteceu no segundo tempo de um jogo que foi interrompido semanas antes. Motivo: o juiz foi ameaçado de morte pelo presidente do Gimansia. E olha que o Gimnasia terminou o primeiro tempo ganhando de 1 a 0.

- a AFA resolveu acabar com a violência nos estádios de uma forma genial: alguns confrontos tradicionalmente marcados pela pancadaria entre torcidas serão realizados sem a torcida visitante. Essa decisão remete muito à minha infância quando, depois que alguém aprontava algo, a professora castigava todos os guris da turma para que alguém dedurasse os baderneiros.

Tudo isso é muito grave, mas nós, brasileiros, não devemos nos preocupar. Ainda somos os melhores do mundo quando o assunto é bagunçar um campeonato. Basta lembrar o Brasileirão 2005.