14.6.07

O espetáculo parece grande porque o palco é pequeno

Agora eu vou esquecer a paixão clubística e vou ser imparcial ao comentar a minha primeira vez como torcedor na Bombonera.

Não vou comentar o gol em triplo impedimento, não vou reclamar da falta no Saja no terceiro gol, das faltas invertidas, que o juiz deixou de expulsar um jogador do Boca por uma falta tão grave quanto a patada do Sandro Goiano. Também vou evitar falar da chuva de cuspe que o bandeirinha levou durante os 90 minutos. Muito menos vou abrir a minha boca pra reclamar que o local da torcida visitante é um poleiro improvisado num estádio igualmente improvisado por falta de espaço.

O que a minha imparcialidade permite comentar é que a Bombonera não é tudo o que dizem. Tinham pintado um quadro bem diferente do que vi. A torcida que canta o tempo inteiro são os barra bravas que ficam atrás do gol. O resto assiste o jogo com o cotovelo nos joelhos, cantando só nos momentos mais convenientes. O que eles chamam de camarotes são sacadas num prédio lateral. É como se os moradores de um edifício resolvessem assistir uma pelada no meio da rua. Pela TV tudo parecia muito mais impressionante.