15.7.06

Operação Mãos Limpas

Ontem, o Tribunal de Disciplina da Federação rebaixou a Juventus, a Lazio e a Fiorentina para a Série B do Nacional após denúncias de envolvimento no escândalo de arbitragem do futebol local. A Juve, fundada em 1897, manipulava sorteios de juízes para que os mais "camaradas" apitassem para ela. É como se o Flamengo nos anos 90 escolhesse sempre o Sidrack Marinho para apitar seus jogos.
Lazio e Fiorentina caíram porque costumavam se encontrar com os responsáveis pela escala de arbitragem depois dos jogos, para "agradecer". Outro punido foi o Milan, time do ex-premiê Silvio Berlusconi, mas esse não caiu - ficou na primeira, mas começa o campeonato com 15 pontos a menos e está fora da Liga dos Campeões. E vamos à análise:

- Torcedor da Fiorentina sabe o que é comer o pão que o diabo amassou. O time foi à falência anos atrás e caiu para a quarta divisão - eu nem sabia que isso existia. Agora que voltou e tem o campeão mundial Luca Toni, estapâf de novo. E eu achava que sofria sendo gremista.

- A Juventus começa a Segundona com 30 pontos negativos. É improvável, mas dá pra pensar na Juve caindo para a terceirona e aí, amigo, o clássico que eu sempre sonhei, Juventus (Turim) x Juventus (SP, distintivo acima), na rua Javari, fica plenamente viabilizado. A Mooca exulta com a possibilidade!

- Quem ganha é a Roma. Vai disputar a Liga dos Campeões. É como o Inter ser rebaixado no canetaço e o Grêmio, por tabela, ir à Libertadores. O sonho do secador. Eu tenho uma camiseta da Roma, agora vou usar. Como bom gremista, adoro uma virada de mesa.