26.7.06

Pablo Nuñez


Descobri uma coisa curiosa sobre o que os argentinos sabem do Grêmio. Fora o fato de que quase ninguém sabe que o Ronaldinho Gaúcho aprendeu a jogar bola no Olímpico e que o Grêmio é um dos maiores campeões brasileiros de todos os tempos (2 campeonatos brasileiros e 4 Copas do Brasil), existe uma unanimidade positiva (ou pitoresca) em relação ao que o povo daqui lembra sobre o tricolor: o Paulo Nunes.

O interessante é que todos os torcedores do River citam o ex-camisa sete como se fosse um grande craque. Um taxista, que tinha 11 elementos alusivos ao River dentro do taxi, disse que uma vez viu um River vs Grêmio em que o Paulo Nunes mandou no jogo e que, por mais que ele xingasse, “el rubiocito” não parava. Ele também disse que, por causa do PN, o Grêmio era o seu time preferido. Mas isso eu acho que ele disse só pra puxar o saco. Depois disso, perguntei a três ou quatro torcedores do River por que o Paulo Nunes era tão conhecido. E todos foram unânimes dizendo que “ele dava um baile cada vez que jogava aqui”. Acho que isso foi nas Libertadores de 95 e 96, não lembro bem.

Na última conversa que eu tive sobre o assunto, eu fui obrigado a dizer que o grande craque daquele time era o goleiro. E terminei contando que uma vez ele estava numa boate chamada Dado Bier e que chegou numa amiga de um amigo meu dizendo "Oi, eu sou o Danrlei". E o resto vocês já sabem.