22.11.06

Imortal

Eu pertenço à torcida mais arrogante do planeta: a do Grêmio. Sempre foi, e dificilmente deixará de ser. Ano passado, após a inconcebível vitória contra o Náutico, alcunhamos em definitivo o Grêmio de Imortal. O "apelido" (homenagem ao Alencar) sempre existiu, está no hino, mas de 26/11/05 para cá é tão repetido pelos gremistas que até eu já me irrito. Somos imortais. Nada nos mata. Este ano cansei de ver o time em péssimos lençóis e esperar por um milagre. Quase nenhum veio. Sempre que o adversário tinha um pênalti a favor, foi gol. Quase sempre que jogamos mal, perdemos. Com exceção de Grêmio x São Paulo, atacantes chegando na cara do nosso gol sempre fizeram seus gols. O Grêmio não mudou: fui eu que fiquei esperando milagres em todos os jogos. Culpa do Galatto.

Mas o curioso de tudo isso é que tem outra torcida que, pelo visto, idolatra um feito heróico tanto quanto nós, gremistas. Só que o fizeram em cima da gente, em 1983, La Plata, Argentina. Sempre ouvi que o jogo Estudiantes 3 x 3 Grêmio foi uma chacina. Gringo tomando cartão antes de começar o jogo. Torcida cuspindo e atirando coisas no Mazaropi. A selvageria foi tamanha que o Grêmio, que virou o jogo e meteu 3 x1 na catega neles, acabou entregando o empate para não morrer.

Isso é o que pensamos por aqui. Em La Plata, parece que vêem a coisa diferente. Olhem o relato de um jogo entre Estudiantes e Sporting Cristal, na Libertadores deste ano, em que o Estudiantes perdia por 3 a 0 e virou para 4 a 3.

El conjunto peruano cada vez más tirado atrás, no llegaba al área de Estudiantes y solo pensaba en cuidar la diferencia, que para ese momento ya era de un solo gol. Y como no podia ser de otra forma, llego con el empuje de todos: Centro del “pelusa” que se desvía en un hombre peruano y el “tanque” Pavone mandó al fondo de la red. En ese momento mucha gente se acordó de la hazaña del 83 ante Gremio y se vinieron muchos recuerdos de noches coperas encima. (tirei daqui)

Vocês, eu não sei, mas isso é um exemplo tão bom de como tudo na vida depende do ponto de vista que até parece inventado. Pra verem que pelo menos 3 gols do Grêmio aconteceram (e o último um golaço absurdo do Renato), olhem aí.