19.3.08

A final do Olímpico

O amigo Raul Santos envia uma colaboração sobre a provável final do Gauchão no Estádio Olímpico.

Como o assunto favoritismo está em alta, deixo meu ponto de vista. O Grêmio está para confirmar a melhor campanha da primeira fase e, assim, garantir os jogos decisivos do mata-mata em casa. Até então eu estava secando que algum interiorano cometesse o crime. Não só pro Inter poder se aproximar na pontuação, mas pro time do Roth experimentar a derrota nessa nova passagem.

Com a redução drástica de possibilidades de o Grêmio ser alcançado em pontos, passei a analisar os prós e contras de uma final no Olímpico. O Inter foi dado como favorito em 2006. Perdeu. Também era favorito em 2007. Sem comentários. Se a final fosse no Beira-Rio, recairiam novamente sobre o comandado de Abel, uma certa pressão pela conquista do título. Por parte dos torcedores, porque o Inter não ganha GreNal desde o Brasileiro de 2006 e para tentar amenizar o peso das duas derrotas para o Juventude; e também porque, mesmo sendo GreNal, decidir a final em casa sempre é favorável. Certo? Errado! Só se for para o Grêmio. Por que será melhor para o Inter, a final no Olímpico...

Em 99, depois de o Inter ter vencido o primeiro clássico em casa por 1 x 0, acabou perdendo o jogo do Olímpico por 2 x 0. Ocorreu o terceiro jogo, novamente no Olímpico e o Grêmio venceu por 1 x 0. Foi o GreNal do Ronaldinho.

Em 97 a final foi no Beira-Rio e o Inter ganhou por 1 x 0. O ano do Fabiano Dado Bier. O primeiro jogo da final de 95 foi no Beira-Rio e terminou em 1 x 1. No jogo do Olímpico o Grêmio ganhou de 2 a 1. Não teve final em 93. Foi disputado um octogonal com turno e returno. O Grêmio terminou em primeiro, com 23 pontos, contra 18 do Inter e foi o campeão. Nos Grenais, o Grêmio ganhou o do Beira-Rio por 1 a 0. No Olímpico os dois empataram em zeroa zero.

Há dezesseis anos, quando o Inter ganharia também a Copa do Brasil, venceu o primeiro jogo das finais em casa, por 3 x 1. No jogo do Olímpico garantiu o título com um 0 x 0. E essa – meus amigos – foi a única vez na história em que o Inter deu a volta olímpica do Gauchão, no Olímpico!