23.6.06

Pronto

O Brasil goleou, o gordo marcou e o espírito de sala da quinta série quando a professora saiu pra buscar mais giz se instalou de vez na mídia brasileira. Já falam no Brasil que "voltou a dar show", no "lance de mestre" de Parreira, na "estrela implacável" de Ronaldo, na vitória "equivalente aos 6 a 0 da Argentina" e até que "começou o caminho do Hexa".

Esquecem que foi contra o lanterna do grupo, que a questionável Austrália também bateu, e quase pelo mesmo placar. Também esquecem que Juninho Pernambucano entrou na posição errada - Parreira que experimente deixar o meio-campo alegrinho desse jeito contra Gana pra ver o qe acontece. Acabou a fase de experiências da Copa e uma das variações táticas mais importantes, com dois volantes de verdade, Juninho mais avançado e Ronaldinho no ataque no lugar do Pedalinho, não foi testada.

Como o clima é de festa, ninguém tampouco disse nada sobre as estranhas substituições que, nos minutos finais, transformaram a seleção num time de pino-gol enterrado em seu próprio campo, acentuando a vocação de pino-gol que esse time já tem.

Pra não ser injusto, talvez Parreira esteja certo em manter Ronaldo jogando até que ele entre em forma. Mas isso não quer dizer nada. Até um relógio parado está certo duas vezes por dia.