3.7.06

Resoluções para 2010



É amigo, a Copa de 2010 já está aí. Antes que nos iludamos com 9 pontos contra babas, antes que nos inflemos ao superar ingênuos nas oitavas e antes que sucumbamos para competentes nas quartas, é preciso tomar uma atitude. Uma não, 13, porque "França é melhor" tem 13 letras.

1 - Parar de chamar o time do Brasil de seleção
O fudunço começa aí. Se é seleção, são escalados os melhores, mesmo que não faça sentido. Se é time, o realismo se impõe.

2 - Chamar um técnico sem pudores
Parreira deu xilique quando leram palavrões em seus lábios. Isso diz tudo.

3 - Convocar quem está jogando
Cafu é banco no Milan e Roberto Carlos é banco no Real Madrid. Mas o critério só valeu pro Roque Júnior.

4 - Ratear nas eliminatórias
Boas eliminatórias desagregam. Lembra Argentina e França em 2002? E a Ucrânia? Tirou Turquia (bronze em 2002) e Grécia (eurocopeira de 2004) e tomou duas goleadas. O Brasil, campeão sul-americano, deu no que não deu.

5 - Fuck Favoritismo©

"Favoritismo é o meu pau de pince-nez", já dizia Theodore Roosevelt, 26º presidente dos Estados Unidos (1901-1909). "Boleiro que se acha perde, negão, perde", ensinava Teddy.
©Soul Online 2005

6 - Concentrar em local quente
A CBF gosta de "friozinho gostoso". Vide Granja Comary (clima oficial: neblina) e a pacata cidade de Weggis (-10°C que a Alemanha). Se deixar, os cebefistas mandam o Brasil concentrar nas neves eternas do Kilimanjaro antes da África do Sul. Praia, gente.

7 - Quartos em dupla
Os quartos viraram individuais depois de 1998, quando o treco do Ronaldo virou pânico graças ao room-mate Roberto Carlos. Sem epiléticos nem fofoqueiros, que voltem as duplas.

8 - Não cobrar por treinos
Como errar em paz diante de cinco mil pagantes que querem show? Ainda mais cinco mil turistas, jornalistas, cambistas, percussionistas e churanhas invasoras de campo.

9 - Agendar amistosos sérios
Jogar contra Lucerna e Nova Zelândia é bom pra quem, fora Lucerna e Nova Zelândia?

10 - Acreditar no ranking da Fifa
Um pouco que seja. Por que morrer de medo da Austrália (48º) e achar que contra a França (5º) era só "jogar nosso futebol"?

11 - Ouvir o Presidente
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou: Ronaldo estava gordo. Em 2010, respeito quando Heloísa Helena quiser saber se Fred vai jogar de brinco.

12 - Deixar Galvão Bueno em paz
"O time está amarrado", "Os meninos precisam jogar" e "Calaboca Arnaldo!" estão entre as várias coisas certas que ele falou nessa Copa.

13 - Escalar jogadores em suas posições
Adriano é centro-avante e jogou de segundo atacante; Zé Roberto, meio-campo, jogou de volante; Cafu é ex-lateral-direito e jogou de lateral-direito. Só foi bem sempre quem jogou na sua: Juan, Lúcio e Dida.