7.10.06

Touca homérica

Em toda a história do Campeonato Brasileiro, o Grêmio só derrotou o Santos uma vez. Sabem quando foi? 14 de dezembro de 1972, um magrelo 1 a zero. Há 24 anos. E não foi na Vila Belmiro, foi no Pacaembu. Na Vila que revelou Pelé, o Grêmio nunca ganhou pelo Brasileiro. Só pela Seletiva da Libertadores, em 1999, vocês lerão na ZH Dominical.

E a gente reclamando que o Goiás no Serra Dourada é touca. Empate amanhã é vitória! No confronto direto, Grêmio e Santos estão razoavelmente equilibrados, com vantagem santista de 16 vitórias contra 11 no Brasileirão. De modo geral, quando se pegam o time da casa ganha - o Santos fez uns crimezinhos aqui no Olímpico, como na Copa João Havelange (2x0 pro peixe). Mas o Grêmio, nada.

Além de derrubar a Estatística da Vila Belmiro, há outra missão desagradável para o tricolor. Agora há pouco comentava com um colega aqui no jornal que o Grêmio sempre se rala em jogos às 18h10. Ele riu, fez pouco, e fomos na tabela deste ano conferir. Em oito partidas nesse horário, o Grêmio venceu só uma, contra o Palmeiras no Parque Antarctica (1x0). Empatou cinco - entre esses empates, atos de pura estupidez como o 2 a 2 contra o Botafogo e o 1 a 1 contra a Ponte - e perdeu três jogos.
Eu gosto de superstições em futebol. Melhor ainda quando dá pra apoiá-las em números. Amanhã vai ser brabo.