26.9.06

Bombonera: fim à vista?

As novas determinações de segurança e conforto da Fifa - basicamente, obrigar aos clubes sul-americanos que dêem algo onde sentar para seus torcedores - deixaram um dos templos do futebol com os dias contados. O Boca Juniors planeja se mudar do bairro La Boca, em Buenos Aires, e construir um estádio novo, informa o Clarín. Isso porque a capacidade da Bombonera (acima) deve cair de 55 mil pessoas para 30 mil com a aplicação das novas normas.
O Boca já não aceita mais sócios, tamanha a procura. Segundo os dirigentes, seria impraticável manter um estádio só para 30 mil pessoas, já que é cada vez mais difícil achar ingresso para ver o time. É impossível aumentar a Bombonera - seria preciso comprar cerca de 20 mil metros quadrados de terreno ao lado do estádio. Aliás, o estádio já tem esse formato estranho porque é no meio do bairro e não deu para fazer um pedaço.

Se o Boca for para os bairros Agronomia ou Lugano (clique na imagem para ver direito), vai perder um pouco da história e, certamente, bastante dinheiro de turistas. Visitar o museu do time é um programa clássico de quem visita Buenos Aires, já que o bairro La Boca, com o Caminito e suas casitas pintadas de todas as cores, é muito curioso. Nas duas vezes em que fui para lá, nunca visitei o Monumental de Nuñez, por exemplo. Visita-se a Bombonera porque ela está na Boca.

Segundo o Clarín, o clube planeja um estádio para 80 mil pessoas. E um plebiscito entre los hinchas para decidir. Eu aposto que a torcida vai querer um estádio novo. O turismo que se exploda.