5.10.06

A rodada

A 27ª rodada ainda não terminou, mas os primeiros jogos terminaram há pouco. O Sportv News, provavelmente o programa mais útil da tv a cabo brasileira, passou todos os compactos. Pude ver o chapéu que o Hugo deu na origem do primeiro gol do Grêmio (atrasado, estava cruzando o pórtico de entrada do estádio e só escutei a torcida comemorando), pude ver a bucha do Rogério Ceni de falta e muito mais.
O mais importante que pode acontecer nesta quinta-feira é uma inversão de posições na ponta de cima da tabela caso o Santos ganhe do Corinthians e o Inter perca para o Cruzeiro. Santos pularia para terceiro e Inter ficaria em quarto. No mais, a rodada se resolveu e manteve tudo como dantes na briga pelo título, com o São Paulo cinco pontos à frente e Muricy à vontade para ser ele mesmo em coletivas. Perguntado sobre um possível relaxamento dos jogadores com a vantagem sobre o Grêmio, conseguiu xinelear jornalistas e jogadores ao mesmo tempo:
- Não, porque eu falo todos os dias para eles manterem o foco. É como vocês, jornalistas, que sempre fazem as mesmas perguntas. Eu sempre falo a mesma coisa, é impossível que eles não aprendam.
O meu candidato sério a time Pateta da rodada era o Grêmio: seus jogadores conseguiram furar em bola duas vezes em frente à goleira. Noutro lance, o Hugo parou a bola na marca do pênalti, levantou a cabeça e chutou por cima. No fim, contra-ataque gremista, quatro contra 3 zagueiros, a bola vai para o centroavante de costas, na altura da meia-lua para que ele faça o pivô pra qualquer um dos companheiros. Herrera faz jus ao nome e dá um balão de virada, alto sobre o gol. Para completar, Mano Menezes explica na coletiva pós-jogo que Tcheco saiu por estar doente e fraco, "inclusive com diarréia". As aspas querem dizer que ele disse isso literalmente.
Mas o Grêmio perdeu para a Ponte Preta na patetice. Olhem o compacto de Paraná 2 x 1 Macaca (na foto acima, Maicossuel). A Ponte perdeu todos os gols possíveis de se perder - com goleiro, sem goleiro, com falha da zaga, sem falha, teve de tudo. Seu treinador botou um zagueiro no segundo tempo, ele entrou e fez o pênalti mais imbecil da noite, mostrando que a camiseta do Paraná é feia mas capaz de esticar cerca de 1 metro quando puxada. Saiu 4 minutos depois.
Melhor do que isso, só a frase definitiva de Oswaldo Alvarez, técnico do Atlético-PR, que perdeu para o Juventude.

- É engraçado. Quando o juiz é bom, é bom para os dois times. Quando o juiz é ruim, também é ruim para o Atlético.

Ah, então tá.