25.12.06

Campanha


Depois do título colorado em cima do Barcelona, ficou muito mais fácil avaliar a rivalidade passional existente entre torcedores tricolores e alvi-rubros.

- Meu título vale e o teu não
- Quando tiver duas libertadores tu vem falar comigo
- Vai assistir o DVD da série B que eu assisto da Libertadores
- Bonito o filho seguindo a trilha do pai 23 anos depois

E eu seguiria por vários e vários bytes desse blog só com cornetas e cantadas de galo de ambas as torcidas como se novamente estivessem na sexta série. Mas prefiro fazer o contrário. Mesmo com tantos pontos de discórdia, ficou claro durantes essa semana que gremistas e colorados possuem um ponto de convergência das opiniões: Ronaldinho Gaúcho (foto) é um amarelão. Se peida todo em decião, abre as pernas quando o bicho pega, se entrega pros home, foge da peleia... faz parte daquela galera que não tem virtude e acaba por ser escravo.

Gaúcho que é gaúcho tem orgulho da raça e da garra do seu povo. Esse sentimento se reforça no futebol. O Grêmio ganhou inúmeros títulos em cima de adversários tecnicamente melhores pela garra, pelo suor da camiseta. O Inter ganhou merecidamente de São Paulo e de Barcelona, ambas equipes mais qualificadas, no peito e na vontade.

São características de gaúchos. Algo que, no entanto, não se aplica ao mais feio deles. Isso me obriga a iniciar aqui uma campanha para tirar o sobrenome "Gaúcho" do Ronaldinho. Ele é covarde, treme nas bases, foge da bola e se esconde do jogo quando é pra valer. Fazer totozinho, balãozinho, jogadas de efeito em equipes ínfimas do futebol espanhol é uma barbada. Quando tem que chamar o jogo pra si, tomar a liderança e levar o time com culhão de gaúcho, Ronaldinho se perde e foge. Foi assim na Copa do Mundo. Foi assim de novo agora no Japão.

E é por isso que proponho um abaixo assinado para que nunca mais carreguem a palavra "Gaúcho" junto a essa frutinha dentuça chamada Ronaldinho.