25.1.07

Isso é Gauchão

O XV de Novembro de Campo Bom é um dos times que mais odeio no Estado. Além de ser notória touca gremista, me fez passar pelo constrangimento de torcer por este uniforme amarelo-ovo em uma final contra o Inter - aquele em que o Simon esqueceu de dar uns 5 minutos da prorrogração. Além disso, nos tirou da Copa do Brasil no ano passado. Sempre com times organizados e eficientes, desmontados ao final do primeiro semestre e remontados no início do ano seguinte.

(Na foto acima: não temos o gol de Tuta, que abriu o placar aos 29 minutos)

Pois hoje o XV aprontou uma que eu nunca tinha visto. No Olímpico para enfrentar o Grêmio em início de temporada, com os jogadores tricolores ainda meio bocejantes, trouxe um time da mais alta qualidade varzeística. A mais pura chinelagem em formato de equipe. Num jogo meio lento, sem qualquer indício de violência ou rivalidade, conseguiu ter dois expulsos com as seguintes atitudes ridículas:

- O atacante Beto entra aos 14 do segundo tempo no lugar de Kempes. No primeiro lance em que tenta sair correndo com a bola, é desarmado com um carrinho e dá um chute na bunda do zagueiro William, que está deslizando no chão. Vermelho pra ele.

- Aos 35 do segundo tempo, o defensor Cadu está atrás do atacante do Grêmio, o tiziu Carlos Eduardo. A bola está do outro lado do campo, longe deles. Cadu decide meter a mão na orelha direita do gremista. Apesar de ser bem na minha frente, não entendi se foi uma concha ou um peteleco. Só sei que foi ridículo, e o bandeira também achou, tanto que o dedou pro juiz. Vermelho.

Para completar, aos 43 passados, bola alta cruzada na área do XV. Ela vai passando do zagueiro Renato e... ele mete a mãozona, como se estivesse jogando ali na praça com a gurizada. Pênalti. Tcheco vai cobrar e o goleiro está - isso eu nunca vi - parado cerca de 1 metro à frente da linha do gol. O juiz olha, o bandeira olha, a torcida olha, o cobrador olha, o apito soa. O clima geral no estádio era "azar, é gauchão mesmo, deixa o goleiro ficar aí".
O Tcheco acerta, evitando a confusão óbvia que haveria quando o juiz anulasse a defesa do goleiro que deu três passos para a frente antes até do apito. E, num momento puro professor, garantindo a degustação da maravilhosa massa à bolognesa do seu Spina, ali na Olavo Bilac, uma bebida gelada e a companhia de um irmão querido. Admiráável.

Que venha o resto desse Gauchão. Eu tava com saudade do Olímpico.