26.12.06

Narrações com legenda


Um amigo meu, Raul V. dos Santos, ouviu e transcreveu todas as narrações dos principais veículos de comunicação no momento do gol do Inter. Estou postando logo a abaixo todo o trabalho deste excepcional colorado e amigo:



Por que não a Globo...

O Galvão consegue, ano após ano, aumentar a legião daqueles que não suportam seu “jeito Galvão de narrar”. Não acho ruim ele entender de esporte, como ele faz questão de mostrar. Mas ali ele é o narrador. E pelo narrador da maior rede de TV do país querer ser comentarista de si mesmo é que essa função parece carecer de talentos. Narradores de rádio e TV devem sim, ser diferentes. Mas não podem fugir do foco do jogo, tampouco deixar que comerciais e comentários de outros programas tomem mais espaço que a própria narração.

Segue as narrações da final entre Inter e Barcelona da SportTV, Globo e das nossas três maiores rádios AM: Gaúcha, Guaíba e Band. Pra mim a da Band é disparada a melhor.

SPORTV

http://www.youtube.com/watch?v=u9vXXctsJYU

O Barcelona adianta seus jogadores. Marca a saída de jogo, agora, do Internacional.

Luiz Adriano! Pro Iarley! Quem sabe num contra-ataque desses! Vâmo Iarley! Luiz Adriano pede; Adriano também! Iarley! Tocou! Pro Adriano! Faz Adriano! Goooooooooooooooooooooooooooolll!!! Éééééé do Internacional! Adriaaaanooooooooooo! Adriano faz 1 x 0! 36 do segundo tempo! Um pro Inter, zero pro Barcelona! Adriano marcando! Preocupação do Ronaldinho; temos pouco tempo de jogo pela frente.

GLOBO

Galvão Bueno

http://www.youtube.com/watch?v=RqL3BxqcsNE

Amigos do Felipe Massa, grandes nomes do automobilismo mundial. Aí na seqüência tem a turma do Didi. Olha o Inter vai pro ataque, o Inter se manda.Olha o Iarley!Vamo nessa! Olha a chance! Abriu pela direita. Olha o gol! Olha o gol! Bateu! Olha o gol! Olha o gol! Olha o gol! Olha o gol! Olha o gol! Gooooooooooooooooooooooollll!!! Ééééééééé do Inteeeeeer! Ele acabou de entrar! Adriano é o nome dele! Aos 36 do segundo tempo! No contra-ataque quando o jogo estava desenhado. Olha: se vier, dá metade da taça pro Iarley! Valente, forte, corajoso, olhou. Olhou o Luiz Adriano dum lado, meteu do outro. Adriano saiu, saiu Victor Valdez. Deu um tapa na bola, saiu pro abraço. É o Colorado na frente: uuuuum para Inter, zero pro Barcelona.

Galvão inicia o lance falando de Fórmula 1 e amigos do Felipe Massa. Quem quer saber dos amigos do Felipe Massa numa hora dessas? Quando o Gabiru cabeceia a bola que veio do Índio lá da linha de fundo, o Galvão esquece do lance que veio a ser decisivo e apela pro Didi (Aí na seqüência vem a Turma do Didi..) Quando ele termina o “Didi” a bola tá caindo no pé do Iarley. Aí que ele começa, efetivamente, a narrar o gol.

RÁDIO GAÚCHA

Pedro Ernesto Denardin

http://www.youtube.com/watch?v=Dubs0mMguno

Ronaldinho faz a marcação à distância. Índio chuta de qualquer maneira para o meio do campo. De cabeça torneou para o Adriano Gabiru. Tocou pra Luiz Adriano, pro Iarley! Olha o gol do Inter pintando. Luiz Adriano tá livre. Lá vai Iarley, tocou no Gabiru vai marcar o gol! Atirou.. Goooooooooooollll!!!! Gooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooollll Gol do Internacional! O Inter vai ser Campeão do Mundo! O Inter vai ser Campeão do Mundo! 36 minutos, jogada espetacular! O Iarley mete no Gabiru – criticado, odiado pelo torcedor do Inter – reverte, ele é o teu amor, torcedor Colorado, ele é o teu amor! São 10 horas da manhã no Brasil! 17 de dezembro de 2006! Prepare a festa torcedor, o Inter vai ser Campeão do Mundo! O Inter vai cortar os cabelos do Ronaldinho, os cabelos do Puyol! Vai rasgar a camisa do Barcelona! O Inter vai ganhar o Mundo! O famoso, rico, milionário e festejado Barcelona está sendo inapelavelmente batido pelo Internacional! Gabiru! Gabiru!

RÁDIO GUAÍBA

Haroldo de Souza

www.radioguaiba.com.br

Índio usa a lateral do gramado. Vai dominando o time do Internacional na defesa. Perna esquerda do Índio buscando o Adriano. Adriano para Luiz Adriano. Luiz Adriano para Iarley. Contragolpe do time do Internacional. É numa dessa que pode acontecer o gol do título. Girou na esquerda pra Adriano ??? Adiviiiiinheeeee!!!! Gooooooooooooooooooollll!!! Gooooooooolll do Internacionaaaaal.A 36 minutos de partida! Adriano, Iarley, Adriano Adriano! No meio do gol de Valdez. Estufa os cordéis da cidadela do Barcelona. A rede ainda está balançando balançando. Eu posso afirmar deste lado do mundo. Aqui do outro lado do mundo agora. Ninguém mais! Ninguém mais vai tirar o título de Campeão Mundial do Internacional. Adriano: 1 para o Internacional, 0 para o Barcelona. E agora tchê! Bandeiras Coloradas estão tremulando, tremulando, tremulando o torcedor do Brasil! Placar em Yokohama, no Japão: Adriano, 1 para o Internacional, 0 para o Barcelona. Chora minha menina. Segura coração vovó Colorada, mas o Inter está sendo Campeão do Mundo!

RÁDIO BAND AM

Daniel Oliveira

http://radiobandeirantes.terra.com.br/gols.asp

Vai para o Adriano, escorou de cabeça. Luiz Adriano para o Iarley. Dois contra um, alguém tem que chegar! Iarley passou pelo Puyol! Olha o Internacional chegando! Bola do Iarley, botou no meio! Tá pintando o gol! Vai ser campeão do mundo! É gol! Gol! Gol! Eu disse que era o jogo da tua vida! Eu disse que era o jogo da tua vida! Adriano! Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!! Eu grito para o mundo ouvir! Gooooooooooooooooooooooooooollll! Que Barcelona? Que Ronaldinho? Que melhor do mundo? Que tradição? Tu não és um gigante! Porque o gigante é nascido em Porto Alegre, tem 97 anos e jamais, jamais perdeu a esperança! Ninguém tem o direito! Ninguém vai surgir no mundo para acabar com a esperança, para acabar com toda e qualquer fé! Ninguém surgiu até agora! Ninguém vai surgir! O Internacional faz 1 a 0 em cima do Barcelona. 37 minutos do segundo tempo! Um gol que ecoa o mundo e pinta o planeta de vermelho! Um Inter, zero Barcelona. Adriano Gabiru, eu disse que era o jogo da vida dele!!