28.1.07

Um azougue, compreendeste?

O Brasil vai disputar a Olimpíada de Pequim. Se classificou hoje no primeiro jogo do dia no Sul-Americano Sub-20, quando o Paraguai derrotou o Chile. A Seleção começou o jogo com a Colômbia já classificada e tocou 2 x0, se tornando campeã do torneio.

A seleção foi execrada pela imprensa especializada, especialmente depois dos primeiros jogos em que empatou e ficou lá atrás, trazendo o fantasma de 2004, quando não foi para Atenas. Alguns não se importam com o torneio olímpico de futebol; não é o meu caso. Para mim, é a única coisa atraente em uma Olimpíada, o Evento Mais Chato Do Planeta. Então gostei que o Brasil vai jogar.

Alguns nomes se destacaram no Brasil, pelo pouco que vi: o goleiro Cássio, o colorado Pato, o tal do Tchô. Mas o que me chamou mesmo a atenção foi a defesa horrorosa, a organização precária do time e o treinador, Nelson Rodrigues. Ele tem nome de gênio, mas as escalações foram dignas do Joel Santana, com quem o cara se parece muito. Fui procurar uma frase nelsonrodriguiana pra botar no título. Peguei um livro na estante, abri na página 130 e achei o fim deste post: Os pulhas estão aí, impunes e bem-sucedidos. Foi publicada em O Globo de 4/8/1966, mas ainda vale.