2.12.07

Como eu vi o Corinthians ser rebaixado

O maior post da história do Linha Burra. Anotei minhas impressões enquanto acompanhava a rodada histórica que culminou no rebaixamento do segundo maior clube brasileiro de futebol. Na TV, via Inter e Goiás. Na orelha, ouvia a Guaíba FM pelo radinho do celular.

Começa aqui:

Obervação inicial:
Não quero que o Grêmio se classifique para a Libertadores, mas estou torcendo pelos resultados mais absurdos hoje, o que incluiu a classificação do Grêmio e o rebaixamento do Corinthians.

16h06 - Cruzeiro já colocou uma bola na trave do América-RN. E o Corinthians ainda nem subiu para o gramado do Olímpico. Inter e Goiás batem bola no gramado. "Pode ser que o time misto do América seja bom. Pode ser que eles tenham segurado uma arma secreta para a última rodada", diz um repórter na rádio.

16h08 - BIZARRIA NO GOL. Última partida de Clemer como titular incontestável no Inter. Ele sobe ao gramado com um uniforme que confunde com juiz e com o uniforme do Goiás (como ele conseguiu?!?). Ganha um colete laranja. Ridículo. Depois o Renan dá a camiseta para ele. Clemer vai jogar com a 12 - muito simbólico. Harlei joga com a
camisa 500 no Goiás (são 500 partidas pelo esmeraldino).

16h10 - Serra Dourada não está lotado, apesar de ingressos a R$ 1.

16h12 - Nada de começar as partidas que interessam. Só Palmeiras x Atlético-MG e Cruzeiro x Amérian-RN.

16h13 - Djalma Beltrami apita no Serra Dourada. Cheiro de DVD épico no ar.

16h13 - Corinthians entra em campo agradecendo ao apoio da torcida. "Somos louco por ti, fiel". Direção alvinegra faz média com torcida.

16h16 - Jogos AINDA não começaram. OPA! Djalma Beltrami apita no Serra.

16h17 - Absurdo no rádio gaúcho. Entrevistam Vampeta, que teria dito que todos os gaúchos são veados para a imprensa paulista. Narrador da Guaíba responde: "Dizem que ele gosta de gurizinhos..."

16h18 - Começa no Olímpico.

16h19 - GOL DO GRÊMIO. Não tenho pay-per-view, só vejo torcida do Goiás pulando. Jonas, aos 2min. Incrível. Agonia corinthiana cresce exponencialmente. Agora, todo torcedor corinthiano mudou de canal para ver o jogo do Inter. É a última esperança.

16h20 - GOL do Cruzeiro (demorou, até). A tarde não será tão mágica quanto se anunciava.

16h25 - Empate no Serra Dourada rebaixa o Corinthians neste momento.

16h26 - Pênalti para o Cruzeiro. Gol. Rôni. 2x0, aos 26min. Se terminar menos de 8x0, tem que cobrar uma multa dos jogadores do Cruzeiro.

16h29 - GOL DO INTER. Céus! O que eles tão pensando! ANULA, DJALMA, ANULA! Caramba! Orozco, aos 13min. Assim, o Corinthians só cai se o Paraná ganhar do Vasco, que ninguém está transmitindo, seja na TV, seja no rádio. Bom, o Inter sempre pode entregar depois dos 38min do segundo tempo.

16h32 - Goiás chega forte. Mas o Clemer pega (que filho da puta!).

16h34 - Defesa do Inter falha, o Clemer quase se redime e entrega, mas o Paulo Baier perde. Goiás segue horrendo, dominado pelo Inter.

16h37 - OPA! Gol do Atlético-MG contra o Palmeiras! Isso significa que "basta" o América-RN virar no Mineirão.

16h37 - Palmeiras empata de pênalti. Só depende do Ameriquinha ainda.

16h42 - Paulo Baier de calcanhar.. baita jogada, mas o Clemer pega no canto. Ele segue com a 12 nas costas.

16h45 - Goiás acerta uma novo poste do Inter! O escrete esmeraldino está gostando do jogo.

16h46 - Pelo rádio, a minha sensação é que todos os jogadores do Corinthians estão com um radinho no ouvindo acompanhando o jogo em Goiânia.

16h49 - CÉUS! GOLS SIMULTÂNEOS! Goiás empata! Corinthians empata! A redação migra de televisão em televisão em busca de gols. É evidente que ninguém consegue trabalhar. Resultados mudam a situação: Timão está salvo neste momento.

16h50 - "Mais uma vez assistimos a uma falha do Patrício no Olímpico. A esperança é que, com a saída de Mano, o Patrício saia junto", comenta um repórter.

16h54 - Agora fiquei com a sensação que o Inter quer entregar o jogo. Muito burocrático, o calor do cerrado desacelera os movimentos.

17h - No Olímpico, o comentário é que os dois times só querem que o relógio passe. Grêmio--fas ~fkasnfgçwkdnf aPUTAMERDA o zagueiro do Goiás quase, eu disse QUASE, faz um golaço contra de cabeça de cobertura. Harlei salva o Goiás.

17h02 - Eu dizia: ninguém quer nada com nada no Olímpico. O Grêmio tá fora. O Corinthians tá salvo. Mas o Goiás pode virar a qualquer momento, o Inter está derretido feito um chicabom no asfalto com o calor de Goiânia. Abre o olho, Timão!

17h04 - Todos os jogos no intervalo.

======

17h07 - Um BOATO chega a rádio Guaíba: dois jogadores do Paraná teriam sido expulsos no Rio. Incrível, ninguém está acompanhando esse jogo, o único que importa agora. Ok, confirmado, após 2 minutos: dois paranistas expulsos. Rebaixado.

17h10 - Quem classifica o Cruzeiro para a Libertadores neste momento é o Atlético-MG.

17h12 - Boletim no Mineirão: América-RN deu um chute a gol no jogo inteiro, aos 36min. Longe do gol.

17h15 - Guaíba corrige o boato sobre o Paraná: foi apenas um expulso.

17h19 - Fernandão vai sair. Comentam que é uma forma de poupar o capitão de um provável rebaixamento do Goiás, onde iniciou a carreira. Sai Gil também. Entra Roger e Adriano.

17h20 - Gol do Vasco. A situação é a seguinte: o rebaixamento do Corinthians está nas mãos de Inter e Goiás. Do jeito que terminou o primeiro tempo no Serra, o alvinegro paulista está fudido e mal pago. O Inter perdeu o interesse no jogo.

17h23 - Jogos recomeçam. Gol do Atlético-MG. Galo segue ajudando o Cruzeiro. É a única surpresa da rodada neste momento.

17h29 - Leandro Amaral enterra o Paraná em solo carioca. 2x0. De Norte a Sul do Brasil, não há qualquer lamentação relevante.

17h31 - Goiás voltou bem. Inter implora para levar um gol. OPA! O 17 do Goiás perde na cara do Clemer, o camisa 12 do gol colorado.

17h32 - PÊNALTI PRO GOIÁS. PÊNALTI PRO GOIÁS. PÊNALTI PRO GOIÁS.

MEU DEUS: O CLEMER DEFENDEU. O CLEMER DEFENDEU. QUE IDIOTA. O QUE CUSTA DEIXAR ENTRAR? QUER VIRAR HERÓI HOJE? É O SEGUNDO PÊNALTI DECISIVO QUE O PAULO BAIER PERDE.

PERAÍ...

DJALMA BELTRAMI MANDA VOLTAR. DJALMA É UM BRASILEIRO, UM CIDADÃO.

PAULO BAIER VAI PRA BOLA E... CLEMER DEFENDE! QUE ABSURDO!

OPA...

DJALMA BELTRAMI, ESSE VERDADEIRO HERÓI, MANDOU VOLTAR DE NOVO. KKKKKK. O CLEMER SE ADIANTOU NAS DUAS. O GOIÁS MUDOU O BATEDOR. PAULO BAIER PERDEU TRÊS PÊNALTIS DECISIVOS SEGUIDOS.

ELSON FAZ O PÊNALTI, FINALMENTE. CERCA DE 2 MIL CORINTHIANOS MORRERAM DO CORAÇÃO NESSES SEIS MINUTOS. O ELSON FEZ OS DOIS DO JOGO, NASCEU UM HERÓI ESMERALDINO.

Corinthians rebaixado.

17h39 - Informação: Cruzeiro tem um expulso no Mineirão. AINDA DÁ PRA VIRAR, AMERIQUINHA!

17h41 - Enquanto isso, Santos e Fluminense fazem um jogo bizarro na Vila Belmiro. O Peixe saiu na frente, mas, não sei explicar como, o jogo está 4x2 pro Fluminense.

17h43 - No Olímpico, o Nelsinho acordou e mandou o time para frente, mas não consegui anotar as alterações. No Palestra Itália, o Palmeiras perde de 3x1 pro Atlético. Ninguém apostava nessa.

17h45 - Pouquíssimas informações sobre o clima da torcida do Corinthians. Como não colocaram um repórter lá dentro? Que inferno não ter pay-per-view nessa tv. O jogo do Grêmio é o menos comentado no rádio e um golzinho do Corinthians muda tudo. Será que sai?

17h47 - O Abel acaba de admitir a derrota e coloca Rubens Cardoso em campo.

17h49
- Esse jogo é uma coisa horrível de se assistir - diz Haroldo de Souza
sobre a qualidade de Grêmio e Corinthians.
- Você correria por Nelsinho Batista? - pergunta o Rech
- Pois é - responde o narrador.

17h53 - Acaba o jogo que poderia ter acrescentado doses absurdas de adrenalina na rodada: Cruzeiro 2 x 0 América-RN.

17h54 - Goiás é bravo. O Inter é burocrático. Não consigo entender como o Paulo Baier perdeu três pênaltis seguidos nas últimas rodadas. Lembro que diziam que ele nunca tinha perdido um pênalti até aquele que o Felipe do Corinthians defendeu.

17h56 - Tcheco sai de campo e se despede do Grêmio beijando a camiseta e dando tchauzinho. "É a despedida", confirma ele. Tenho a sensação que a torcida gremista não morre de amores por ele, apesar de ter sido o melhor jogador do Grêmio em vários momentos.

17h57 - O Djalma Beltrami voltou dois pênaltis defendidos pelo Clemer. Vai amanhecer crucificado na Praça da Sé pela Fiel.

18h - O Corinthians não faz nada no Olímpico. Torcida grita olé.

18h09 - 45min, no Serra Dourada, contra-ataque do Goiás. Aparece um torcedor no campo! Enlouquecido! Louco! Djalma para o jogo e dá um minuto de tempo extra.

18h10 - "Tudo abaixo da crítica, um horror o que eu vi hoje no Olímpico", define Haroldo sobre o Corinthians.

18h14 - Termina no Serra Dourada.

18h16 - Neste momento, exatamente, o Corinthians é rebaixado para a segunda divisão. Nunca pensei que ia escrever isso na minha vida. O juiz deu 4 minutos, o goleiro Felipe foi para a área, tentou o gol, mas não aconteceu nada. A torcida corinthiana canta alguma coisa, ao choro, todos com as mãos na cabeça, incrédulos. Gremistas vibram como se tivessem ganhado um título.

18h21 - Peraí: o Inter perdeu a vaga para a Sulamericana? Sei lá, perdemos umas 5 posições com essa derrota pro Goiás. Tomara que não.(descubro depois que o Inter conseguiu a vaga)

18h22 - Antes de encerrar as transmissões: lembro que o Nelsinho trocou o Inter pelo Corinthians, quando o colorado ia bem num campeonato qualquer, dizendo saia do Inter porque tinha a chance de treinar um time grande. Virou persona non grata no Beira-Rio. Agora, o cara cai com o mesmo Corinthians em Porto Alegre pelas mãos do Inter.
Incrível a vida real. Amo a realidade porque é impossível criar uma história dessas na ficção.

18h25 - Agora sim, bom domingo.