5.1.08

Feliz 2006

O troféu Arouca-Pjpaps de chavão futebolístico do ano foi para todo mundo que disse que o Inter passou 2007 comemorando o Mundial de 2006.

Pura verdade, como quase todo clichê. Mas olhando para trás, vendo toda a festa de um ano que a torcida fez e colocando os DVDs para repetir em casa, penso que a comemoração foi mais que justa. Eu até a prorrogaria por mais uns quinze dias, até começar o Gauchão e a Copa do Brasil.

Só o fato do Mundial nos permitir jogar a pré-temporada com a Inter de Milão ao invés do Ortopé já seria motivo suficiente para comemoração. Mas há ainda outros pequenos ecos daquela conquista que nos pegam de surpresa de vez em quando.

Semana passada, por exemplo, eu estava no Uruguai, e o canal argentino TyC Sports divulgava o torneio de Dubai em chamadas de trinta segundos. O texto era assim: "Torneo de Dubai, con participación del Inter". Não citava nenhum dos outros três. E não era a Internazionale de Milão, era o nosso Inter, que os mais ressentidos e amargos chamam de Inter-RS.

Quer outro exemplo? Semanas atrás, eu estava vendo aquele canal argentino da NET, o Canal Siete (não me perguntem por quê, eu tenho compulsão por TV de má qualidade e ponto). Tava passando uma matéria sobre trabalho escravo no interior da Argentina e, de repente, atrás do delegado que dava entrevista, aparece um cara com a camisa do Inter. Sim, nossa fama chegou até NUMA PROVÍNCIA QUE AINDA TEM TRABALHO ESCRAVO. Se não foi isso que o autor do hino do Inter quis dizer com "plagas distantes", eu não sei o que mais pode ser.