26.8.08

O esquema dos covardes

Eu tenho sérios problemas com o 3-5-2. É um esquema que só funciona caso tu tenhas um grande líbero, alas realmente apoiadores e volantes que saibam sair jogando. Em não havendo essas peças, temos apenas um time cagalhão jogando com três zagueiros pra não perder.

O Grêmio é o melhor exemplo disso. O Celso Roth começou jogando com esse esquema só pra não perder o emprego, pois vinha de dois fracassos. Não passava uma agulha pelo fiofó dele de tão apertado que tava. Daí que o Grêmio não só não perdeu como começou a ganhar sem ser ameaçado na defesa. E com o estabelecimento do W. Magrão como segundo homem e a volta do Pico ao time, o tricolor passou a ter refinamento ofensivo e ficou 11 partidas invicto. Até o Pereira começou a se destacar.

Pois bem, essa formação está esgotada. O Grêmio deixou de ser franco-atirador e todos estão observando o trabalho do Celso Roth. Duas equipes já se deram conta que a melhor forma de parar o Grêmio é trancando as laterais do campo. O óbvio veio à tona: o Tcheco é lento e não chega perto da área, o W. Magrão é meio afoito e o Marcel é muito tosco pra buscar o jogo. E o Pereira é o Pereira.

Não acho que o Grêmio vai ser campeão se manter o 3-5-2. O Celso Roth vai ter que mudar o esquema, entrar com o Souza no meio pra ajudar a abastecer o ataque e tirar um dos zagueiros. Não sei qual o meu maior medo: que ele simplesmente não mude porque está dando certo ou que mude de forma atabalhoada.

Cinco pontos à frente do segundo colocado não me fazem confiar no Celso Roth.