18.5.06

As Ligas + Fodonas

As listas de convocação das 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo Fifa® (pra não sermos processados) são um prato cheio para os abobadinhos da estatística de plantão. Eu, como membro do clube, não posso deixar de dar minha contribuição.

Resolvi criar um ranking das ligas mais Fodonas. O critério: qual dos países postulantes ao título tem mais atletas atuando em seu próprio território.

1º Itália - 23 jogadores (todos!)
2º Inglatera - 21 jogadores*
3º Alemanha - 21 jogadores*
4º Espanha - 19 jogadores
5º Holanda - 12 jogadores
6º França - 10 jogadores
7º Brasil - 2 jogadores**
8º Argentina - 2 jogadores**

A liga que fazia a nossa alegria de piá aos domingos, exibindo jogos do Maradona com narração do Silvio Luiz e comentários de Silvio Lancelotti, continua super, ui, poderosa. A base dos comandados por Marcello Lippi é formada por atletas da Juventus e do Milan, dois dos mais ricos clubes do mundo. Os anfitriões chegaram quase lá, se não fossem dois ludopedistas atuantes na terra da rainha Elizabeth. País que está em segundo lugar por critérios lógicos: todos sabem que o Beckham só joga na Espanha pra poder trair a Victoria com a secretária.


Monica Belucci: "Estou muito felizcom mais esse título para o meu país"

A Espanha só não foi melhor pq o Liverpool fez um pacote de jogadores espanhóis e desfalcou a Fúria. A Holanda ficou no meio termo, graças à renovação do selecionado promovida por Marco Van Basten. E a França decepcionou. Não consegue montar nem um time com os atletas locais. Pelo jeito eles não estão conseguindo manter as importações africanas no próprio território.

Na ponta de baixo da tabela, um dado curioso: o Corínthians cedeu mais jogadores para a seleção argentina do que para a brasileira: Tevez e Mascherano contra Ricardinho. Por sinal, de bom na Argentina só sobraram goleiros, os únicos "não estrangeiros" a pegaram o vôo da Lufthansa. E por isso, ficaram na última posição do ranking.