31.8.06

Causos da Internet

Madrugada de quinta-feira, 17/8, 2h. Chego na redação da ZH extenuado depois de sete horas acompanhando a concentração de torcedores colorados na Av. Goethe, depois o tenso jogo final da Libertadores, então a estrondosa comemoração que lotou a tradicional avenida de festas futebolísticas da cidade.
Depois de fechar a matéria para o jornal do dia seguinte, vou bater um papo com um colega que está no plantão. Ele tem, diante dele, uma página do Clarín aberta destacando o título colorado. Comentamos sobre a conquista colorada com a inveja de dois gremistas, sobre a súbita fama do Inter e a entrada do clube no grupo de equipes conhecidas em todo o continente. Quando o meu colega olha para a tela e diz:
- Meu, esse na foto não é o Inter.
- Como "não é o Inter"? Taí, Internacional ganha a primeira Libertadores, ó.
- Olha a foto. Não é o Inter. É outro time.
Cheguei mais perto, olhei bem. Não é o Inter. A notícia é do Inter, a legenda também, mas a foto é dum time cuja camisa não é nem de perto parecida.












Na hora eu estava cansado demais para salvar e postar, mas hoje recebi isso de volta numa daquelas correntes recalcadas gremistas. A história é fantástica. Que time é esse? Será que a agência EFE errou ou foi o Clarín mesmo? Isso diz alguma coisa a respeito da forma como os argentinos nos vêem? Ou sobre como vêem o Inter? Ou sobre como contratam os estagiários do plantão? Perguntas, perguntas.