22.3.07

Medíocre

Glória 0x0 Inter foi um jogo para gravar. Um dia, se algum futuro habitante da Terra perguntar o que era um jogo de Gauchão, esse festival de mau futebol, má iluminação, gramado irregular e repórteres inúteis na beira do gramado pode ser a resposta mais precisa.

E os gaúchos não se importam que seja assim. Acontece há anos e, se não chega a ser um sucesso de público, também não leva a FGF à falência. Porque gaúcho não se importa com mediocridade. O que realmente incomoda o público e os formadores de opinião locais é o jogador que se destaca demais. Esse não é perdoado. Ronaldinho foi criticado. Nilmar foi criticado. Anderson foi criticado. E agora é a vez de Pato.

Ninguém reclamou quando Abel Braga excluiu Pato da escalação para o jogo de ontem. Ninguém acha absurdo o argumento de que ele é "pouco participativo". Acontece que o 0x0 persistiu até o meio do segundo tempo. E, com a lesão de Fernandão, Abel foi obrigado a colocar Pato.

Pato jogou só meio tempo, mas foi o único dos 22 em campo a criar uma verdadeira chance de gol. Recebeu uma bola no canto direito da área, encobriu o goleiro e a bola saiu a centímetros da trave esquerda.

No final do jogo, Abel dava entrevistas na rádio dizendo que Pato "é um grande jogador, mas não se dá para o grupo", que ele "quis enfeitar e acabou desperdiçando uma chance de gol" e que ele "podia ter passado a bola para um companheiro naquele lance". Detalhe: não tinha nenhum companheiro perto de Pato no lance, até porque seu dupla de ataque, Christian, é ex-atleta.

Nunca vi Abel falar assim de seu comed...ahn, de seu atacante preferido, Michel. Talvez porque Michel, o jogador menos vertical do mundo, realmente tentaria passar a bola para algum companheiro inexistente. E cederia o contra-ataque que daria o gol para o Glória.

Abel Braga já colocou mediocridade suficiente no currículo. Está pronto para passar o resto de sua carreira no Rio Grande do Sul. Para desespero de todos nós.