12.11.08

Multa neles

O Luxemburgo multou o Marcos por causa das corridas desabaladas para o ataque com bola rolando, durante o jogo contra o Grêmio. Eu sou muito a favor de multar jogador, já há muito tempo, porque jogador de futebol só sente no bolso as coisas.
Eu multaria jogador por muitos motivos, mas minha primeira punição pecuniária seria canetear bonito quem cobra escanteio curto.
Porque o sujeito tem ali uma bola parada, numa posição impossível de deixar alguém em impedimento, para chutar quando quiser, na maior calma. Pode mirar direitinho e tirar do goleiro. Das bolas paradas, só o tiro de meta é mais isento de responsabilidade: se o cara bater mal, no máximo o que vai acontecer é o zagueiro dar um bicão pra lateral - e aí a bola ainda é tua.
(Claro, a não ser que tu seja um jogador do Coritiba)


Mas não: alguém inventou essa de tu rolar a bola prum jogador que vem de trás. Alguém imaginou, nalgum momento da história, que um cara bater uma bola em movimento contra ele, na corrida, às vezes acossado por um marcador, com a defesa toda saindo para deixar o ataque em impedimento e com o goleiro posicionado para interceptar no meio da área, seria uma boa idéia. Esse alguém deveria ser pendurado pelas bolas.
Como esse tipo de punição anda em baixa, eu implantaria a multa. Cobrou curto, multa de 15% do salário pro mangolão, 10% do salário pra quem recebeu a bola (esses são culpados porque se apresentam para receber, em vez de ir para a área ou marcar o atacante pescador) e 20% do salário pro treinador - se o técnico sentir no bolso, o retardado nunca mais veste a camisa em jogo oficial.
E essa grana nada de ir para a caixinha e pagar cerveja e churras pros vagabundos. Vai ser gasta em língua-de-sogra para ser distribuída à torcida quando vai receber o time no aeroporto.