23.5.06

22 contra 1

Acabou a maior e mais angustiante polêmica da Copa: Sérvia e Montenegro são dois países diferentes, mas vão jogar com a mesma camisa na Alemanha. Bonito, tem tudo a ver com o espírito fair play da Fifa. Mas, convenhamos, também é meio esquisito. Um plebiscito realizado no domingo decidiu pela independência de Montenegro. "Os jogadores da seleção treinaram no domingo sob a mesma bandeira e acordaram sem nação no dia seguinte", disse Tomislav Karadzic, presidente da federação local.

Karadzic afirmou que o grupo vive uma situação estranha, mas assegurou que tudo isto não atrapalhará a preparação para o Mundial. Na real, toda a badalação é injustificada. Dos 23 jogadores, apenas um nasceu em Montenegro: o atacante Mirko Vucinic, do Lecce. Sérvia e Montenegro disputará a primeira fase do Mundial no Grupo C, com Argentina, Costa do Marfim e Holanda - o CHAMADO Grupo da Morte.

Quem descobrir quem é o maldito montenegrino ganha um exclusivo brinde do Linha Burra

Zvezdan Terzic, presidente da federação da Sérvia, disse que, em matéria de futebol, a Sérvia seria o sucessor formal do país. "A Sérvia jogará pela primeira vez sob esta denominação em setembro, nas eliminatórias para a Eurocopa de 2008", disse. Já Dejan Savicevic, presidente da federação de Montenegro e um dos mais importantes jogadores iugoslavos dos anos 90, afirmou que seu país apresentará uma candidatura para filiar-se à Uefa e à Fifa.

A Sérvia/Montenegro também é a seleção com os nomes mais geniais de toda a Copa do Mundo. Zvezdan? Bravo.