29.10.06

Enquanto isso, nas profundezas...

Se na Série A a briga pelo título praticamente terminou e Santa Cruz, Fortaleza e São Caetano deixaram apenas uma vaga para que algum grande invente de cair, na Série B a peleja para subir está forte. Por enquanto, Atlético-MG e Sport dividem a liderança com 57 pontos, praticamente garantidos na primeirona do ano que vem. Abaixo, América-RN e o Náutico têm 52 pontos, sendo ameaçados por um Coritiba saindo da crise, e pelo Paulista de Jundiaí.

Protagonista notável é o América-RN, que no ano passado subiu da Série C patrolando o Novo Hamburgo - em 2005 fui de férias para Natal bem no fim de semana em que o alvirubro ganhou a vaga e vi a festa, bonita como a cidade. A campanha do time este ano é divertidíssima (para mim, não para a torcida): os 52 pontos foram feitos com 17 vitórias, 14 derrotas e só UM empate. É 8 ou 80. De resto, seria saudável termos dois nordestinos trocando de lugar na Série A, e o Coritiba tirando o lugar do Náutico, porque o Náutico depois da Batalha dos Aflitos merece ficar na Segundona um bom tempo.

Na ponta de baixo, outra Justiça sendo feita: Portuguesa com passagem na mão para a Série C. Depois do ano passado, quando a Lusa complicou contra o Grêmio e abriu-se toda para Santa e Náutico, esculhambando o quadrangular final, o time entrou no meu caderno de desafetos para sempre. E, como da rabeira da Série B a gente olha um pouco pra baixo e vê o octogonal final da Série C, é bom citar a situação deprimente de Bahia e Vitória, que nem com Todos os Santos conseguem um lugar entre os quatro que sobem. Para eles eu torço. Time de torcida não merece isso.