28.11.06

Meia portuguesa, meia tricolor

Como é que, em plena terça-feira, ninguém ainda comentou a vitória épica que manteve a imortal Portuguesa na série B do Brasileirão? Um blog sobre futebol que se preze não pode deixar a Batalha do Retiro sem seu devido registro.

É hora de saudar a lendária jaqueta Rubro-Verde, esses onze heróis, onze lusíadas que, parafraseando Camões, fizeram “mais do que prometia a força humana”.

É hora de saudar a Alma Lusitana, que viu, sob seus bigodes incrédulos, o feito mais inacreditável da história, superando até mesmo as Grandes Navegações. Alex Alves, Preto e Rogério, que desferiram seus canhões rumo às metas do derrotado goleiro do Sport, fizeram história no último sábado, e desbancaram Cabral no panteão dos grandes conquistadores do além-mar.

Não há dúvida que, quando a fumaça de tão indescritível peleia baixar, e o cheiro de pólvora e couro abandonar nossas narinas para todo o sempre, a marca deste confronto permanecerá indelével nas retinas de todos nós. Talvez seja até mesmo o caso de decretar este 25 de novembro o Dia do Futebol Luso-Brasileiro. Porque é assim, com loas eternas, que devem ser registrados esses grandes feitos com os quais a série B do Campeonato Brasileiro nos presenteia ano a ano.