31.7.07

Brisa

No dia seguinte à partida entre Grêmio e Atlético-PR em Porto Alegre, o presidente do Conselho Gestor do clube paranaense, João Augusto Fleury da Rocha, publicou uma nota no site da equipe entitulada Repúdio às Bestas-feras. No texto, encheu a comissão técnica, diretoria e jogadores do Grêmio de osso e desqualificou veementemente o árbitro por não coibir as pancadarias atrozes arremessadas contra os atletas de seu clube (foto ao lado). Não bastasse, ainda pintou um falso clima de guerra no Olímpico dando abertura à organização de uma vingança na partida de volta.

Pra ganhar de vez o certificado de bixice do clube, uma notícia publicada no mesmo site faz duas afirmações ridiculamente falsas.

Antes de lerem a notícia, carreguem o vídeo sobre os lances.

Trechos da nota (mentiras em negrito):
"Logo aos sete minutos, após um cruzamento na área gremista, Alex Mineiro tentou uma cabeçada para o gol, mas além de ser empurrado, levou um chute do meia Tcheco, ocasionando o trauma no jogador rubro-negro."
Vejam o vídeo e confirmem: o Alex Mineiro se joga de cabeça na bola e leva um chute do Tcheco. Acidental ou não, fato é que o jogador atleticano se joga por livre e espontânea vontade e não empurrado como afirmam.

Outro trecho da nota (mentira novamente em negrito):
"Mais 20 minutos e foi a vez de Evandro levar uma cotovelada de Gavilán e ter um dente arrancado."
Reparem o lance nesse mesmo vídeo, por volta de 1min50seg. Tem dois jogadores do Grêmio na dividida: Itaqui e Patrício. Gavilan é o cara que sai atrás e que aparece depois ao lado do Schiavi quando o atleticano toca a bola pela lateral. Ou seja, passa longe da jogada. Não dá pra ver se aconteceu ou não o cotovelaço que, tendo acontecido, parece ter sido do Patrício. E aí tenho certeza que a torcida gremista vai concordar em bani-lo do futebol.

Quem viu o jogo sabe que não houve nada demais com relação à violência em um esporte em que o contato físico é normal. As declarações do tal Fleury, as notícias do site e a repercussão do caso são extremadas e acusam pessoas sem prova. Mas, como tudo o que envolve o tal do furacão, tudo o que de lá vem passa logo, sem deixar estragos, tal qual uma brisa.