30.8.07

Nhaca!

Azul e Vermelho fazendo feio no Brasileirão. Na gangorra do futebol gaúcho, só o Verde consegue ficar mais abaixo.

29.8.07

Cadê o desfibrilador?


Xarope essa morte do Antonio Puerta.
O cara desmaiou, ficou minutos desarcordado, os colegas e todo mundo em campo no desespero e a pergunta que fica é: e o desfibrilador?
O cara saiou caminhando ainda, todo errado, mas saiu de pé do campo. Negligência?
Como deixar um jogdor naquela situação sair caminhando?
Só tinha uma maca do lado dele.

Se fosse no Brasil, a primeira coisa que diriam seria: na Europa isso não acontece, lá tem ambulância, desfibrilador, etc, etc. Piada. Sempre o mesmo discurso pequeno.

Ninguém da imprensa local falou nada, eu pelo menos não ouvi, mas a pergunta fica: "Cadê o desfibrilador?"


http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?template=4-5-5&channel=2563&contentid=180281

27.8.07

Bruxinho pode voltar ao grupo principal

Com a saída de Pato, e a lesão do atacante do Iarley, começa a ser ventilada a possibilidade da volta de Jean, que se encontra no Inter B, fazendo dupla de ataque com Diego - o guri fraco, gêmeo do Diogo.

Rezemos para que a direção colorada contrate um atacante de nome até o final de agosto, caso contrário, corremos o risco de que o refugo da Ponte Preta esquente o banco de reservas. Por sorte, Michel está longe do Beira-Rio.

26.8.07

Destaque da rodada

A foto ao lado traz o grande destaque da 21ª rodada do Brasileirão. Fazia tempo que eu não via Grêmio e Inter beneficiados pela arbitragem na mesma rodada.
No lance da bola na mão do time gremista eu ainda tenho minhas dúvidas se foi proposital ou não (embora o Patrício quase tenha parado a jogada sem fazer o gol). Já no jogo do Inter a arbitragem foi vergonhosa. O time merecia vencer na bola (ao menos, nas poucas bolas que rolaram), mas o juiz ajudou de uma forma escandalosa. Mas, como o adversário era paranaense, foi bem merecido.

25.8.07

Seqüência

Os próximos jogos são decisivos para o Grêmio no Brasileirão. Depois de enfrentar o Sport, na Ilha do retiro, na próxima rodada, o tricolor tem uma sequência de partidas "valendo seis pontos", contra adversários diretos na luta pela Libertadores. Senão, vejamos. Na ordem:
Grêmio X Botafogo
Grêmio X Vasco
Cruzeiro X Grêmio
Grêmio X Inter
Grêmio X Santos
Depois, sim, o Grêmio pega o combalido Juventude, e assim por diante. Não sei se isso é bom ou ruim.

23.8.07

Ronaldinho será cidadão espanhol a partir de segunda


Atacante brasileiro abrirá mais um posto para não-comunitários no Barcelona


O atacante Ronaldinho Gaúcho terá dupla nacionalidade a partir da próxima semana. Na segunda-feira, o jogador brasileiro receberá cidadania espanhola e abrirá vaga para mais um jogador extra-comunitário integrar o elenco do Barcelona.
Segundo informou o jornal catalão Mundo Deportivo, Ronaldinho fará o juramento oficial à Constituição Espanhola em Barcelona, tornando-se assim cidadão do país. No dia seguinte, será a vez do mexicano Giovani dos Santos fazer o juramento.
Com a naturalização de Ronaldinho e Giovani, o camaronês Samuel Eto’o e o marfinense Yaya Touré serão os únicos jogadores inscritos como estrangeiros no Barça. Os clubes espanhóis podem ter no máximo três atletas não-comunitários no plantel.

Futes Terça, Grande Momento do Futebol

Sem dúvida nenhuma irmãos, a história das terças-feiras dos aqui presentes nunca mais foi a mesma, depois da criação do Futes Terça. Estavam reunidos em uma mesa redonda, em um programa futebolístico que estava vendo, figuras ilustres do futebol canarinho: Ademir da Guia, Edu Bala, Leivinha, Catanoce e o muito veterano Paloma (aquele do América do RJ, do álbum de figurinhas), todos mediados claro, pelo mestre Alexandre Santos, quando surgiu a pergunta que acirrou o debate:

"Quando iniciou o Futes Terça?"

Pensei, pensei e continuo pensando...quando iniciou?

22.8.07

Jogaço!

Com vários desfalques e muitas novidades, o tradicional futebol de terça-feira na quadra da Maryland, antes de propriedade de Paulo Brito, foi muito equilibrado e de muita correria.
Depois de se manter à frente do placar por 50 minutos, meu time cedeu o empate e permitiu a virada nos últimos 10 minutos de partida. E, pior, com um pênalti imbecil cometido por mim. Calculei mal o tempo do balão dado pelo goleiro e não quis correr o risco de fazer como o zagueiro do Fluminense que deixou o goleiro vendido: meti a mão na bola, achando que estava fora da área.
Depois, nosso time recolocou a cabeça no lugar e, mesmo dois gols atrás, ainda fez mais um depois de uma bonita troca de passes. E, pressionando a saída de bola, conseguiu criar uma última chance: bola roubada por Santi, Rodrigo vê Jerônimo descansando no comando do ataque e toca rápido. Jerônimo, de boa atuação, não tem sorte e chuta para fora. A sineta toca, o jogo termina e chega o momento do troféu (foto).
Ah, hoje teve a Seleção contra a Argélia. Mas o nosso jogo certamente foi melhor.

Frase do dia

"Em 15 anos, o Palmeiras teve apenas dois patrocinadores. Já o clube do Jardim Leonor, vive de fazer troca-troca."

De GILBERTO CIPULLO , vice-presidente de futebol do Palmeiras, em resposta aos são-paulinos sobre o clube ter perdido o patrocínio da Pirelli (da Folha de hoje).

21.8.07

Zaga Erudita

Roque Júnior disse ao Terra que foi sondado pelo Grêmio. Se a compra se concretizar, o tricolor gaúcho vai ter a zaga mais culta do Brasil - Roque fala alemão e é articulado; William é formado em Ciências Contábeis.

E pra fazer gol, ninguém. Bota ponta, Pelaipe!

15.8.07

Pré-estréia de luxo

O tiozinho aí do meio tá alegre pra mais de metro com as duas contratações de seu Manchester United. Alex Ferguson vai contar com Anderson e Tevez para a temporada 2007/2008.

O neguinho da esquerda é daqueles que valem o preço do ingresso. Liderou o Grêmio na campanha da série-B. Tinha 17 anos de idade, mas a frieza de um veterano pra decidir um jogo em que o tricolor estava com 3 homens a menos em campo. Foi dele o drible mais inexplicável que eu já assisti ao vivo num estádio. Ronaldinho fez parecido e em cima do Dunga. Mas Anderson de uma chave de perna (ou seja lá o nome desse drible) completa no marcador. Não há como desassociar o título da série B do Grêmio da figura de Anderson.

O ogro do lado direito é daqueles jogadores que levantam a massa. Tem a força e a raça de um jogador de Rugby, a inteligência de um enxadrista e a precisão de um ginasta. Um jogador completo que levou nas costas o Corínthians (dentro de campo) ao título brasileiro de 2005. Para a torcida do Boca é o mais próximo que um jogador pode chegar do ídolo maior, Diego Maradona.

Depois dizem que o futebol brasileiro está em crise. Vimos ao vivo em 2005 o que os ingleses só verão agora, em 2007.

Returno - Bolão

O primeiro turno do Brasileirão acabou (ainda que alguns times tenham jogos a menos) e o returno começa no próximo final de semana. Algumas previsões já se realizaram, como o Botafogo caindo de rendimento.
O São Paulo dispara na liderança, mas nada está ganho. E a briga pelas vagas da Libertadores continua embolada.
A dupla Gre-Nal integra o pelotão intermediário. No Inter, Abelão voltou pra ser o salvador. É uma motivação a mais e fonte de esperança pra torcida, além dos reforços que voltam ou chegam para a segunda metade do campeonato.
No Grêmio, Mano Menezes vai lutar para levar o tricolor de volta à Libertadores.

Na ponta de baixo da tabela, o América-RN vai confirmando que só veio passar uma temporada na 1ª divisão. O Juventude deve - finalmente - cair. E a CBF vai dar um jeito do Flamengo escapar do inferno.

"Destaque" para os times do Paraná, que estão naquela faixa da tabela que não fede nem cheira. Típico.

Agora, a equipe do Linha Burra convida os leitores a darem seus palpites: quais times vocês acham que ficam entre os 4 primeiros da tabela? E quais os 4 que descem para a segundona?

Quem acertar mais times ganha um brinde no final do campeonato.

Eu começo:
1. São Paulo
2. Cruzeiro
3. Inter
4. Vasco

17. Atlético Paranaense
18. Náutico
19. Juventude
20. América-RN

Participem.

14.8.07

da placar

Entrevista de Marco Materazzi na Placar desse mês:
P - Você conhece alguma coisa do futebol no Brasil? Conhece os clubes de lá (a entrevista foi na Italia)?
M - Claro que conheço. Quem é que não conhece o futebol brasileiro?! Eu gosto muito do Grêmio, do São Paulo e do Santos, as três equipes brasileiras cujo desempenho no Campeonato Brasileiro acompanho, quando posso.

13.8.07

Linha Burra na TV - Programa 01 (bloco 2)

Linha Burra na TV - Programa 01 (bloco 1)

10.8.07

Do começo

Dezoito escalações diferentes em dezoito jogos depois, o Inter consertou a cagada que fez ao trazer o técnico Alexandre Gallo (foto) mandando-o embora. Gallo veio pro Colorado como uma aposta, que passou longe de dar certo.
Para o seu lugar volta Abel Braga, mostrando a segunda cagada da atual direção do Inter, a falta de noção.
Abel não é gênio e não vai ter muito tempo pra arrumar a casa se quiser reagir e almejar alguma colocação digna no Brasileirão.
Entra com o trem andando e tendo que montar os trilhos.
Não vai ser fácil, mas dele ao menos se espera convicção, coerência e 4-4-2.

9.8.07

Alexandre Gallo, o Sun Tzu do futebol



















Dentre os grandes best sellers sobre estratégia militar, The Art of
War, de Sun Tzu, escrito por volta de 400 a.c., tornou-se uma das grandes bíblias do mundo corporativo. Marcado por máximas genéricas, este clássico do pensamento militar estratégico ganha um novo adepto
no mundo futebol: Alexandre Gallo, que parece que vem se inspirando na obra.

No final do século XVII e início do século XVIII, as guerras haviam ganhando um padrão conhecido: era um jogo de poucas surpresas, no qual a estratégia era uma variação sobre temas que todos os lados conheciam e aceitavam. Napoleão Bonaparte quebrou esse paradigma, tendo destruído forças numericamente superiores, e assim deu uma nova dimensão ao pensamento a respeito da guerra.

A inovação no campo futebolístico, tão rara nos dias de hoje, seja de ordem tática ou estratégica, deve ser um ideal latente na mente dos treinadores, para que possam levar seus times a conquista dos grandes
campeonatos Quem não lembra de Rinus Michels, que, na década de 70,
introduziu o conceito de futebol total, com vários jogadores
desempenhando funções táticas dentro do jogo?

Por outro lado, as lições mais básicas do futebol conduzem a um inventário das soluções simples - muito recomendada aos marujos de primeira viagem - no futebol: repetição da escalação, sistema tático
definido e reposição de peças de características semelhantes. Isso é o
básico. Depois disso, sim, permita-se pensar criativamente: tente inovar.

Alexandre Gallo vai para a 18ª escalação diferente em 18 jogos - e não só em função de lesões e cartões amarelos -, alternando esquemas táticos e sem nenhuma convicção, desafiando todo conhecimento desenvolvido no futebol nestes mais de 100 anos do esporte.

Pincei uma máxima de Sun Tzu que representa a síntese da idéia que o Sr. Gallo tem sobre o futebol:

"Quando obtenho uma vitória não repito as táticas; respondo às circunstâncias em uma variedade infinita de formas."

A dúvida é se algum dia vai dar certo.

Discussão entre paranaenses

De todas as paródias que fizeram usando este vídeo, esta é disparada a melhor. As gargalhadas do apresentador realmente fazem jus ao diálogo.

6.8.07

Seria isso uma lesão no púbis?




Cortesia do Yahoo! Brasil.




3.8.07

Quem levou o Pato?

Dá pra contar nas mãos as vezes em que tive o privilégio de ver Pato jogar no estádio. Vi o guri muito menos do que deveria, e existem dois culpados por isso ter acontecido.

O primeiro culpado é a CBF. Pato foi convocado algumas vezes para a inútil seleção sub-20, e invariavelmente voltava sem condições físicas. Da primeira vez, os jogadores da sub-20 reclamaram que só comiam hambúrguer na concentração. Resultado: Pato voltou fora de forma e desfalcou o time no Gauchão e na Libertadores. Da segunda vez, Pato voltou com o pé machucado do mundial do Canadá, porque não fez tratamento adequado para jogar nos gramados sintéticos de lá. Resultado: voltou pro Inter e ficou de fora de mais um jogo. Nem parece que essa CBF que não tem nutricionistas e fisioterapeutas decentes é a mesma que recebe centenas de milhões da Nike por ano.

O segundo culpado, surpresa, é a CBF. A entidade que flexibilizou a Lei Pelé a ponto do mercado de futebol brasileiro virar a disneylândia dos empresários. Não há como culpar a diretoria do Inter pelo que aconteceu. Sempre que um jogador quer sair, ele sai. E assim o campeonato Brasileiro, com o qual a CBF ganha uma grana quase tão grande quanto a da Nike (pouco repassada aos clubes, diga-se de passagem), vira um campeonato de aspirantes.

Com tudo isso, para ver Pato em Porto Alegre agora, só se ele vier pela Seleção. Mas aí eu não vou poder torcer por ele. Porque a seleção tem o escudo da CBF no peito. E eu já resolvi faz tempo que jamais vou torcer pra quem me obriga a ver um futebol pior toda semana.