18.12.07

Bote o seu time na fogueira


Como já foi dito dois posts atrás, 2007 foi um ano futebolístico de bosta. Seleção, Libertadores, Brasileirão, dupla Gre-Nal, tudo isso foi um verdadeiro buffet livre de mediocridade.

Por isso, comece a temporada 2008 livre dessas lembranças escrotas. Acesse www.nafogueira.com.br, pegue o que você mais odiou no ano e carbonize sem pena.

16.12.07

É na final que tu vê quem é quem

Do UOL:

O volante Emerson, que se sagrou campeão do mundo neste domingo com o Milan, na vitória sobre o Boca Juniors por 4 a 2, ao final da partida fez uma homenagem ao Grêmio, clube que o formou. Ele mostrou uma camisa na qual estava escrita a frase "Vinguei meu Grêmio".

Gremista de coração, ele havia preparado a "vingança" pela final da Libertadores da América deste 2007, quando o Boca venceu o Grêmio na decisão, ganhando as duas partidas, 3 a 0 no estádio da Bombonera e 2 a 0 Olímpico.

Isso e o fato de o Kaká ter gastado muito a bola são a prova de que o Ronaldinho é um merda. Ele perdeu a chance de virar o supremo maioral ídolo da história do Grêmio ano passado. E está perdendo a chance de ser o dono da Seleção no século 21. Porque virou um burocrata, um pipoqueiro, um carimbador de bola. Tinham que fazer um tratamento Laranja Mecânica nele, prender os olhos e obrigá-lo a olhar o comportamento do Kaká quando recebe uma bola - corre pra frente, pro gol. Simples, cara que joga muito tem que fazer gol. E isso que eu sempre achei o Kaká um frescalhão.

Vai lá, Ronaldinho, cala a minha boca. Só não pode ser no campeonato espanhol.

14.12.07

Dá Boca ou Milan?

Pra quem vocês estão torcendo? Quem vocês acham que leva?
Minha torcida é pelos argentinos, mas acho que os europeus levam dessa vez.

Futurólogos, se manifestem aí embaixo para a gente encerrar esse ano futebolístico de bosta com a maior caixa de comments da história do blog.

8.12.07

Diferentes times, diferentes cornetas

Abril de 2007. Alexandre Gallo, jovem treinador, chuteiras penduradas há poucos anos, assume o Inter, com passagens rápidas pelo Santos e por clubes médios. Um título apenas no currículo, o campeonato pernambucano pelo Sport.

A imprensa gaúcha é quase unânime ao dizer que a diretoria fez uma aposta arriscada, que Gallo não tem currículo para o Inter, que alguém como ele dificilmente sobreviveria ao cargo.

Gallo, não se sabe se por culpa dos jogadores, da diretoria, da pressão da imprensa ou dele mesmo, deixa o cargo meses depois.

Dezembro de 2007. Vágner Mancini, jovem treinador, chuteiras penduradas há poucos anos, assume o Grêmio, com passagens pelo Paulista de Jundiaí e clubes pequenos. Um título apenas no currículo, a Copa do Brasil pelo Paulista.

A imprensa gaúcha, quando não silencia, diz que a direção acertou ao contratar um treinador identificado com o Grêmio (critério pelo qual o clube também poderia ter contratado Alexandre Xoxó, tão coadjuvante quanto Mancini na boa fase do tricolor nos anos 90, mas isso já é outro assunto).

Não estou dizendo aqui que a imprensa é gremista, mas acredito que a corneta toca mais alto em direção ao Beira-Rio. O Inter ainda é tratado como um clube que não ganha nada há 20 anos. Parece que o letreiro de campeão do mundo no Beira-Rio não está brilhando suficientemente para atingir os profissionais da mídia. Aliás, até mesmo esse letreiro foi motivo de corneta nas rádios e jornais do estado esse ano. O que só comprova o que eu digo.

7.12.07

Camisa do Corinthians em 2008

Seja bem-vindo, Mano Menezes

6.12.07

A Copa no Brasil

Na época da CPI da Nike na Câmara, a Globo fez uma grande matéria sobre as falcatruas. Dizem que a reportagem foi dividida em três partes. Mas a terceira, a mais contundente, nunca foi ao ar. Dizem que este é o vídeo secreto.

Parece totalmente autêntico. Minha única dúvida é se isso aqui foi censurado mesmo ou não.

Rapaiz! O conteúdo é quente.

5.12.07

Prestação de contas

Todo início de brasileirão fazemos uma previsão dos times que vão chegar no topo e no fim da tabela. Nosso grupo de futurólogos é formado por 5 torcedores do Grêmio e 3 do Internacional. Findado o certame, vamos conhecer as estatísticas e as previsões de nossos comentaristas.

Palpites por comentaristas:

Müzell:
Grêmio
Santos
Botafogo
São Paulo
Atlético-MG

Juventude
Fluminense
Sport
América-RN


Tritter:
São paulo
Grêmio
Botafogo
Santos
Cruzeiro

Palmeiras
Nautico
America-RN
Sport


Léo:
Internacional
Sao Paulo
Grêmio
Santos
Cruzeiro

Corinthians
Náutico
Juventude
América-RN

Santi:
Inter
Santos
Botafogo
São Paulo
Grêmio

Fluminense
Juventude
América-RN
Corinthians


Tião:
Grêmio
Santos
Atlético-MG
São Paulo
Botafogo

Juventude
Náutico
Sport
América-RN

Márcio:
Santos
Grêmio
São Paulo
Botafogo
Internacional

Cruzeiro
Corínthians
Paraná
América - RN

Emiliano:
Santos
Botafogo
Palmeiras
Grêmio
Fluminense

América-RN
Náutico
Paraná
Juventude

Caboclo:
Santos
Internacional
Atlético-MG
Grêmio
Atlético-PR

Vasco
Juventude
Náutico
América-RN

Hora de comentar sobre nossas previsões.
Onde erramos? Pq? O que acertamos? Chute? Conhecimento do assunto? Foi previsível?

Como eu vi o Corinthians ser rebaixado 2 - Gremista em São Paulo

Como degustar chopps e petiscos torcendo para o Imortal e contra o Timão sem enfurecer a Fiel e nem se juntar ao campeão Bambi ou ao Porco rival? Às 14h da tarde do último domingo, três porto-alegrenses auto-exilados em São Paulo não sabiam onde e se veriam Grêmio e Corinthians. O segundo podia cair pra Segundona, e o trio gostaria de secar em público e viver para contar.

O professor e o escritor, como sói ocorrer com os intelectuais, foram paralisados pela dúvida. Coube a este homem de ações ter a idéia: buscariam abrigo para-esportivo em um restaurante no último andar do mais gay dos shoppings paulistanos. Com um pouco de lábia, o telão onde reina Ana Carolina foi sintonizado no SporTV. Ambiente tranqüilo: quem ama Cher não grita gol. E os gambás que por ventura apareceram sofreram calados, para não abalar a fila do cinema de arte.

Assim que o Cruzeiro meteu o primeiro no América potiguar, condenando nossa Libertadores, só restava ao tricolor e ao trio ver o alvi-negro cair. Como lapidou o professor, descendente de e fluente em alemão: "Pura schadenfreude".

3.12.07

o destino de mano

A equipe do Linha Burra, em mais um furo de reportagem, conseguiu se infiltrar na reservada vida de Luiz Antônio Venker Menezes. Depois insistentes contatos, o treinador se deixou ser fotografado após visita ao barbeiro (abraço Walmor, quinta-feira tô aí).


Entregamos a rapadura?

Ontem eu fiz, pela primeira vez, uma coisa que odeio. Assisti, de cabo a rabo, todas as mesas redondas paulistas de futebol.

Em quase todas, houve insinuações (grunhidos, eu diria, a julgar pelo nível de articulação verbal dos comentaristas e dirigentes) de que o Inter entregou o jogo para o Goiás, a despeito de ter defendido dois pênaltis e feito um gol.

Assim, ó: o Inter não tinha nada mais o que fazer no campeonato. Terá férias reduzidas, menos de vinte dias. Disputará um torneio importante em Dubai. Jogava no calor insuportável de Goiânia. Tinha motivo para se esforçar mais do que se esforçou? Ah, claro, a missão cívica de todo brasileiro: salvar o querido co-irmão Corinthians, cuja ausência vai deixar o Brasileirão mais triste. Claro, claro. Vai indo que eu já vou.

Não sei o que o Corinthians precisa fazer para sair dessa. Mas acho que perceber que não é o epicentro futebolístico do país ajudaria um pouquinho.

* A idéia da rapadura é uma colaboração do amigo Rafael Macedo

2.12.07

Como eu vi o Corinthians ser rebaixado

O maior post da história do Linha Burra. Anotei minhas impressões enquanto acompanhava a rodada histórica que culminou no rebaixamento do segundo maior clube brasileiro de futebol. Na TV, via Inter e Goiás. Na orelha, ouvia a Guaíba FM pelo radinho do celular.

Começa aqui:

Obervação inicial:
Não quero que o Grêmio se classifique para a Libertadores, mas estou torcendo pelos resultados mais absurdos hoje, o que incluiu a classificação do Grêmio e o rebaixamento do Corinthians.

16h06 - Cruzeiro já colocou uma bola na trave do América-RN. E o Corinthians ainda nem subiu para o gramado do Olímpico. Inter e Goiás batem bola no gramado. "Pode ser que o time misto do América seja bom. Pode ser que eles tenham segurado uma arma secreta para a última rodada", diz um repórter na rádio.

16h08 - BIZARRIA NO GOL. Última partida de Clemer como titular incontestável no Inter. Ele sobe ao gramado com um uniforme que confunde com juiz e com o uniforme do Goiás (como ele conseguiu?!?). Ganha um colete laranja. Ridículo. Depois o Renan dá a camiseta para ele. Clemer vai jogar com a 12 - muito simbólico. Harlei joga com a
camisa 500 no Goiás (são 500 partidas pelo esmeraldino).

16h10 - Serra Dourada não está lotado, apesar de ingressos a R$ 1.

16h12 - Nada de começar as partidas que interessam. Só Palmeiras x Atlético-MG e Cruzeiro x Amérian-RN.

16h13 - Djalma Beltrami apita no Serra Dourada. Cheiro de DVD épico no ar.

16h13 - Corinthians entra em campo agradecendo ao apoio da torcida. "Somos louco por ti, fiel". Direção alvinegra faz média com torcida.

16h16 - Jogos AINDA não começaram. OPA! Djalma Beltrami apita no Serra.

16h17 - Absurdo no rádio gaúcho. Entrevistam Vampeta, que teria dito que todos os gaúchos são veados para a imprensa paulista. Narrador da Guaíba responde: "Dizem que ele gosta de gurizinhos..."

16h18 - Começa no Olímpico.

16h19 - GOL DO GRÊMIO. Não tenho pay-per-view, só vejo torcida do Goiás pulando. Jonas, aos 2min. Incrível. Agonia corinthiana cresce exponencialmente. Agora, todo torcedor corinthiano mudou de canal para ver o jogo do Inter. É a última esperança.

16h20 - GOL do Cruzeiro (demorou, até). A tarde não será tão mágica quanto se anunciava.

16h25 - Empate no Serra Dourada rebaixa o Corinthians neste momento.

16h26 - Pênalti para o Cruzeiro. Gol. Rôni. 2x0, aos 26min. Se terminar menos de 8x0, tem que cobrar uma multa dos jogadores do Cruzeiro.

16h29 - GOL DO INTER. Céus! O que eles tão pensando! ANULA, DJALMA, ANULA! Caramba! Orozco, aos 13min. Assim, o Corinthians só cai se o Paraná ganhar do Vasco, que ninguém está transmitindo, seja na TV, seja no rádio. Bom, o Inter sempre pode entregar depois dos 38min do segundo tempo.

16h32 - Goiás chega forte. Mas o Clemer pega (que filho da puta!).

16h34 - Defesa do Inter falha, o Clemer quase se redime e entrega, mas o Paulo Baier perde. Goiás segue horrendo, dominado pelo Inter.

16h37 - OPA! Gol do Atlético-MG contra o Palmeiras! Isso significa que "basta" o América-RN virar no Mineirão.

16h37 - Palmeiras empata de pênalti. Só depende do Ameriquinha ainda.

16h42 - Paulo Baier de calcanhar.. baita jogada, mas o Clemer pega no canto. Ele segue com a 12 nas costas.

16h45 - Goiás acerta uma novo poste do Inter! O escrete esmeraldino está gostando do jogo.

16h46 - Pelo rádio, a minha sensação é que todos os jogadores do Corinthians estão com um radinho no ouvindo acompanhando o jogo em Goiânia.

16h49 - CÉUS! GOLS SIMULTÂNEOS! Goiás empata! Corinthians empata! A redação migra de televisão em televisão em busca de gols. É evidente que ninguém consegue trabalhar. Resultados mudam a situação: Timão está salvo neste momento.

16h50 - "Mais uma vez assistimos a uma falha do Patrício no Olímpico. A esperança é que, com a saída de Mano, o Patrício saia junto", comenta um repórter.

16h54 - Agora fiquei com a sensação que o Inter quer entregar o jogo. Muito burocrático, o calor do cerrado desacelera os movimentos.

17h - No Olímpico, o comentário é que os dois times só querem que o relógio passe. Grêmio--fas ~fkasnfgçwkdnf aPUTAMERDA o zagueiro do Goiás quase, eu disse QUASE, faz um golaço contra de cabeça de cobertura. Harlei salva o Goiás.

17h02 - Eu dizia: ninguém quer nada com nada no Olímpico. O Grêmio tá fora. O Corinthians tá salvo. Mas o Goiás pode virar a qualquer momento, o Inter está derretido feito um chicabom no asfalto com o calor de Goiânia. Abre o olho, Timão!

17h04 - Todos os jogos no intervalo.

======

17h07 - Um BOATO chega a rádio Guaíba: dois jogadores do Paraná teriam sido expulsos no Rio. Incrível, ninguém está acompanhando esse jogo, o único que importa agora. Ok, confirmado, após 2 minutos: dois paranistas expulsos. Rebaixado.

17h10 - Quem classifica o Cruzeiro para a Libertadores neste momento é o Atlético-MG.

17h12 - Boletim no Mineirão: América-RN deu um chute a gol no jogo inteiro, aos 36min. Longe do gol.

17h15 - Guaíba corrige o boato sobre o Paraná: foi apenas um expulso.

17h19 - Fernandão vai sair. Comentam que é uma forma de poupar o capitão de um provável rebaixamento do Goiás, onde iniciou a carreira. Sai Gil também. Entra Roger e Adriano.

17h20 - Gol do Vasco. A situação é a seguinte: o rebaixamento do Corinthians está nas mãos de Inter e Goiás. Do jeito que terminou o primeiro tempo no Serra, o alvinegro paulista está fudido e mal pago. O Inter perdeu o interesse no jogo.

17h23 - Jogos recomeçam. Gol do Atlético-MG. Galo segue ajudando o Cruzeiro. É a única surpresa da rodada neste momento.

17h29 - Leandro Amaral enterra o Paraná em solo carioca. 2x0. De Norte a Sul do Brasil, não há qualquer lamentação relevante.

17h31 - Goiás voltou bem. Inter implora para levar um gol. OPA! O 17 do Goiás perde na cara do Clemer, o camisa 12 do gol colorado.

17h32 - PÊNALTI PRO GOIÁS. PÊNALTI PRO GOIÁS. PÊNALTI PRO GOIÁS.

MEU DEUS: O CLEMER DEFENDEU. O CLEMER DEFENDEU. QUE IDIOTA. O QUE CUSTA DEIXAR ENTRAR? QUER VIRAR HERÓI HOJE? É O SEGUNDO PÊNALTI DECISIVO QUE O PAULO BAIER PERDE.

PERAÍ...

DJALMA BELTRAMI MANDA VOLTAR. DJALMA É UM BRASILEIRO, UM CIDADÃO.

PAULO BAIER VAI PRA BOLA E... CLEMER DEFENDE! QUE ABSURDO!

OPA...

DJALMA BELTRAMI, ESSE VERDADEIRO HERÓI, MANDOU VOLTAR DE NOVO. KKKKKK. O CLEMER SE ADIANTOU NAS DUAS. O GOIÁS MUDOU O BATEDOR. PAULO BAIER PERDEU TRÊS PÊNALTIS DECISIVOS SEGUIDOS.

ELSON FAZ O PÊNALTI, FINALMENTE. CERCA DE 2 MIL CORINTHIANOS MORRERAM DO CORAÇÃO NESSES SEIS MINUTOS. O ELSON FEZ OS DOIS DO JOGO, NASCEU UM HERÓI ESMERALDINO.

Corinthians rebaixado.

17h39 - Informação: Cruzeiro tem um expulso no Mineirão. AINDA DÁ PRA VIRAR, AMERIQUINHA!

17h41 - Enquanto isso, Santos e Fluminense fazem um jogo bizarro na Vila Belmiro. O Peixe saiu na frente, mas, não sei explicar como, o jogo está 4x2 pro Fluminense.

17h43 - No Olímpico, o Nelsinho acordou e mandou o time para frente, mas não consegui anotar as alterações. No Palestra Itália, o Palmeiras perde de 3x1 pro Atlético. Ninguém apostava nessa.

17h45 - Pouquíssimas informações sobre o clima da torcida do Corinthians. Como não colocaram um repórter lá dentro? Que inferno não ter pay-per-view nessa tv. O jogo do Grêmio é o menos comentado no rádio e um golzinho do Corinthians muda tudo. Será que sai?

17h47 - O Abel acaba de admitir a derrota e coloca Rubens Cardoso em campo.

17h49
- Esse jogo é uma coisa horrível de se assistir - diz Haroldo de Souza
sobre a qualidade de Grêmio e Corinthians.
- Você correria por Nelsinho Batista? - pergunta o Rech
- Pois é - responde o narrador.

17h53 - Acaba o jogo que poderia ter acrescentado doses absurdas de adrenalina na rodada: Cruzeiro 2 x 0 América-RN.

17h54 - Goiás é bravo. O Inter é burocrático. Não consigo entender como o Paulo Baier perdeu três pênaltis seguidos nas últimas rodadas. Lembro que diziam que ele nunca tinha perdido um pênalti até aquele que o Felipe do Corinthians defendeu.

17h56 - Tcheco sai de campo e se despede do Grêmio beijando a camiseta e dando tchauzinho. "É a despedida", confirma ele. Tenho a sensação que a torcida gremista não morre de amores por ele, apesar de ter sido o melhor jogador do Grêmio em vários momentos.

17h57 - O Djalma Beltrami voltou dois pênaltis defendidos pelo Clemer. Vai amanhecer crucificado na Praça da Sé pela Fiel.

18h - O Corinthians não faz nada no Olímpico. Torcida grita olé.

18h09 - 45min, no Serra Dourada, contra-ataque do Goiás. Aparece um torcedor no campo! Enlouquecido! Louco! Djalma para o jogo e dá um minuto de tempo extra.

18h10 - "Tudo abaixo da crítica, um horror o que eu vi hoje no Olímpico", define Haroldo sobre o Corinthians.

18h14 - Termina no Serra Dourada.

18h16 - Neste momento, exatamente, o Corinthians é rebaixado para a segunda divisão. Nunca pensei que ia escrever isso na minha vida. O juiz deu 4 minutos, o goleiro Felipe foi para a área, tentou o gol, mas não aconteceu nada. A torcida corinthiana canta alguma coisa, ao choro, todos com as mãos na cabeça, incrédulos. Gremistas vibram como se tivessem ganhado um título.

18h21 - Peraí: o Inter perdeu a vaga para a Sulamericana? Sei lá, perdemos umas 5 posições com essa derrota pro Goiás. Tomara que não.(descubro depois que o Inter conseguiu a vaga)

18h22 - Antes de encerrar as transmissões: lembro que o Nelsinho trocou o Inter pelo Corinthians, quando o colorado ia bem num campeonato qualquer, dizendo saia do Inter porque tinha a chance de treinar um time grande. Virou persona non grata no Beira-Rio. Agora, o cara cai com o mesmo Corinthians em Porto Alegre pelas mãos do Inter.
Incrível a vida real. Amo a realidade porque é impossível criar uma história dessas na ficção.

18h25 - Agora sim, bom domingo.

A Conspiração Que Falhou

Bastava um investimento de R$ 5 em pilhas alcalinas para seu radinho AM e qualquer brasileiro com título de eleitor e certificado de reservista poderia acompanhar uma sórdida conspiração neste domingo. Cuidadosamente arquitetada para livrar o Corinthians do rebaixamento, a Conspiração envolveu jogadores, treinadores, dirigentes, imprensa, milhares de torcedores. O time do coração de Lula seria salvo da Segundona e tudo ficaria bem. Conheça os personagens da trama:

Orozco, zagueiro do Inter. Ao escorar de cabeça aos 12 minutos um cruzamento, abriu o placar pro Inter contra o Goiás. Com isso, o Corinthians poderia até perder que escapava - e no momento perdia com grande ânimo para o Grêmio.


Anônimo inventor da camiseta horrorosa do Paraná Clube. Ao ser criado, em dezembro de 1989, o Paraná Clube recebeu uma camiseta de duas cores. Era impossível o Paraná se salvar na última rodada do rebaixamento: ao olhar este uniforme, qualquer adversário se empenhará para sová-lo. Foi o que fez o Vasco. Com os 3 x 0 na cola, o Paraná deixou só uma vaguinha na Segundona para Goiás e Corinthians - e lembrem, o Goiás perdia.

Patrício, lateral-direito do Grêmio. Aos 30 minutos de jogo, Carlos Alberto escapa pelo lado direito de ataque do Corinthians, cruza. Clodoaldo está no meio da área. Apesar do cruzamento ser baixo e fraco, seu marcador, Patrício, não consegue se antecipar. Não consegue botar o corpo sequer. Tenta cortar a bola com o calcanhar em um movimento bizarro. Ele só estava sendo ele mesmo - por isso, peça perfeita para a conspiração macabra. Gol do Corinthians.

Torcida do Grêmio. Aos 29 minutos de jogo no Olímpico, os rádios anunciam o golo do Goiás. O estádio explode em alegria. Todos se voltam para a superior onde está a torcida do Corinthians e passam a gozar da cara paulista. O lateral gremista Bustos olha embevecido o espetáculo. Enquanto isso, Carlos Alberto escapa pela ponta esquerda e... vocês já sabem o que houve.

Mano Menezes, técnico do Grêmio. Deixou Eduardo Costa no banco. Deixou Ramón no time. Tirou um meio-campo e pôs um centroavante. E, sobretudo, inaugurou a Avenida Lado Esquerdo no Olímpico ao colocar ali Bustos, que já não sabe marcar ninguém na sua posição de origem, a lateral-direita. Os jogadores do Corinthians passearam ali o jogo todo. Aos 30 minutos do primeiro tempo, Carlos Alberto escapou e... enfim.

Paulo Baier, dono do time do Goiás. Contra o Corinthians, no Jogo de Seis Pontos do rebaixol, perdeu um pênalti. Aos 9 minutos do segundo tempo no Serra Dourada, com o Goiás empatando e sendo rebaixado, ele pega a bola para bater um pênalti. Erra. O juiz manda voltar. Ele erra novamente.



Torcida do Goiás. 45 do segundo tempo, Goiás se defende apenas para garantir o resultado que o livra do descenso. Consegue um contra-ataque. Um torcedor do Goiás invade o campo e dá mais alguns minutos para que o Inter faça um gol. Não acontece, por pouco.

O plano era perfeito. E estava correndo muito bem. Mas como em 1994, quando o Britto quebrou o acordo de rodízio de partidos no governo gaúcho firmado em 1982, algo deu errado na parte sempre mais frágil dos planos: as pessoas. Alguns seres humanos decidiram botar água no chope. Heróis brasileiros que tomaram a decisão certa, como sempre a mais difícil.

Clemer, goleiro titular do Inter. Paulo Baier bateu tão mal o pênalti, mas tão mal, que era impossível não defendê-lo. O Brasil todo o consideraria um aleijado se não pegasse aquela bola.
Mas Clemer foi correto. Não deixaria que o empate salvasse o Corinthians. Tomaria o gol. Se adiantou clamorosamente. Disse, entre dentes, para Baier: "vai bater até aprender". Se adiantaria quantas vezes fosse necessário - de fato, o fez três vezes, mas na terceira o batedor Elson não se fez de rogado e chutou direito. Clemer não sabotou o plano tão bem que parecesse acinte e nem desistiu de fazê-lo - pareceria covardia.

Djalma Beltrami, juiz de Inter e Goiás. Ele começou se insurgindo contra o estratagema corintiano de sair do vestiário quase 15 minutos depois do horário marcado pro jogo, tentando começar depois que o jogo do rival Goiás. Inventou que Clemer estava com a camisa igual a dele e atrasou também, ora bolas. E depois, os pênaltis. É de muita hombridade mandar voltar tantos pênaltis. Onde tem Beltrami, tem emoção: e patriotismo. A nação precisava daquele gol do Goiás.

Felipe; Betão, Zelão e Fábio Ferreira; Bruno Octávio (Arce), Vampeta (Héverton), Carlos Alberto, Moradei, Lulinha e Éverton Ribeiro (Ailton); Clodoaldo. Técnico: Nelsinho Baptista.
Eles foram movidos pela honra. Eles fizeram o que era certo. Eles não conseguiam chegar no gol do Grêmio e, para não causar injustiça, não tentaram nenhum gol chiripa, não fizeram de escanteio, deram dois contra-ataques sem goleiro. É simples: o Corinthians fez tudo errado e pagou por isso. Em um país injusto, onde ninguém segue regras, esses 15 cidadãos são um exemplo.

Por causa do Corinthians, eu ainda tenho fé no Brasil.