28.6.07

Adote essa campanha

Participe de nossa campanha colando o selo em seu blog ou site.

Sobre Brasil x México

- O Linha Burra precisava de um empresário como o do Doni. Se a gente tivesse o empresário do Doni, esse blog já teria sido comprado pelo Google por uns 700 milhões.

- O México é o Juventude da Seleção Brasileira.

- Durante a transmissão, o Galvão Bueno disse que o Hugo Sanchez gritava aos jogadores: "A la Argentina, a la Argentina". Logo em seguida, percebeu que era "a las esquinas" e desconversou. Galvão Bueno fica totalmente fora de controle quando o Reginaldo Leme não está ao lado para corrigi-lo.

- Diziam que o Dunga estava na Seleção para guardar a vaga do Felipão. Acho que nem isso ele vai conseguir. Ao final da Copa América, a CBF vai ter que arranjar outro flanelinha de plantão.

- Ah, mais uma coisa: Rafael Sobis entraria nesse ataque da Seleção e vestiria a 9 direto, sem nem discussão. Sorte dele que se machucou a tempo de não entrar nessa furada. Timing perfeito, Sobis.

27.6.07

Ganas de ganar

Todos os dias no almoço alguém me pergunta a mesma coisa: "Quem são esses que o Dunga-dunga convocou pra Copa América?"

Fora a piada interna (que ninguém consegue me explicar o motivo da graça) de chamar o nosso elegante técnico de Dunga-dunga, o que une os argentinos nesse momento é a vontade de ganhar esse importantíssimo torneio internacional. Eles analisam cada frame dos lances dos nossos desconhecidos jogadores. Os comentaristas repetem sem parar "2004 NÃO PODE SE REPETIR!". A responsabilidade dessa conquista está gerando uma certa tensão no ar. Eu tento acalmar o pessoal dizendo sempre "Amigos, essa Copa não bota estrela na camiseta. Relaxem.". Mas não adianta. Hay que ganar o ganar!

Não é ironia. A Copa América é importante para os argentinos porque conta com o prestígio de seleções de grande tradição como Estados Unidos e Equador (Essas são só as que começam com E, imaginem o resto do alfabeto). Além disso, teve uma abertura de botar o astronauta voador das Olimpíadas de Los Angeles no chinelo: muita maraca e pirotecnias indígenas. Isso sem contar a participação do eterno ídolo Diego e também de grandes figuras da política latino-americana no ponta-pé inicial, como o capitão Hugo Chaves e o kicker Evo Morales. E para coroar tudo isso, o jogaço de bola entre Bolívia e Venezuela. Não há tango que resuma tanta emoção. Realmente, a Copa América é o grande momento do futebol mundial depois da Copa do Mundo. Pelo menos para os argentinos.

Duvidam? Então vejam o comercial da Movistar:

Copa América

Começou ontem, com humilhantes 3 x 0 do Peru sobre o Uruguai, a Copa América 2007, disputada na Venezuela. A seleção Brasileira estréia hoje e, a julgar pelas últimas exibições do time nacional, a maior expectativa será saber qual o figurino usado pelo técnico Dunga.

A Copa América tem uma seleção logicamente favorita - a Argentina - por alguns motivos básicos:



1. Está completa (ao contrário da nossa seleção)
2. Está com um timaço (ao contrário da nossa seleção)
3. Está motivada (não ganha a competição desde 1993)
4. Tem Riquelme, que está jogando um bolão (mas que nunca foi tudo que pode ser na seleção)

Após uma série de amistosos caça-níqueis e após a desistência de Kaka e Ronaldinho (que causou uma breve crise na seleção) a tal renovação desejada por Dunga começa tendo essa competição como tubo de ensaio. Dos muitos nomes chamados e testados pelo treinador, já dá pra saber os que têm e os que não têm futuro na seleção. Resta saber se o técnico-anão conseguirá e saberá, ao menos, montar um esquema de jogo com o plantel que tem.

E vocês, caros leitores, como acham que será o desempenho da nossa seleção?

25.6.07

Salto Alto


A coluna zapping, da Folha Online, divulgou hoje que o programa "Fantástico", da Rede Globo, estaria negociando uma entrevista exclusiva com um jogador de um grande clube paulista, que se declararia gay no programa. Os empecilhos para tal jogador descalçar as chuteiras e colocar o scarpin seriam os dirigentes do clube e o empresário do jogador, que temem os impactos que tal declaração poderia causar na carreira do atleta.

A equipe do Linha Burra não sabe qual é o jogador, mas tem fortes suspeitas de qual seria o clube em que ele atua.

Em tempo: dá todo um novo significado a "jogar de salto alto, não"?

24.6.07

Foguetório

Depois de uma intensa semana de foguetórios em Porto Alegre, ora azuis, ora vermelhos; chegamos a um veredito: o disparado pelo Diego Souza foi o mais bonito.

Fui furado

O Leo acabou de dizer o que eu estava para escrever: o Grêmio ganhou o Gre-Nal porque o Mano Menezes é um baita técnico. Com um monte de problemas no time, achou uma solução simples para a falta do Tcheco, colocando o Lúcio no lugar. Não é surpresa: ano passado, no primeiro Gre-Nal do Gauchão, ele pôs um lateral ofensivo (Alessandro) na frente de um lateral defensivo (Patrício) e fez com que a marcação pendesse para um lado do campo. Além do gol do Lúcio, diferença hoje foi que o espaço aberto pela caída para a esquerda que isso resultou na mesa do Beira-Rio foi ocupado pelo melhor atacante do Grêmio no ano: o """volante""" Diego Souza, que além da bucha esteve voltemeia livre por lá.
Foi bonito ver o grau de compactação que o meio-campo gremista conseguiu, com mais uma atuação brilhante do Gavillán e do Bruno Telles, além do Sandro xucreando como de hábito. O Inter raramente conseguiu chegar à linha de fundo, e teve as melhores chances infiltrando às costas da defesa (Patrício). Achei um erro do Gallo tirar o Marcão (talvez ele estivesse cansado, não sei), que tem bola pra acertar aquele lado esquerdo do Colorado.
Mas o grande destaque do jogo pra mim foi o Christian, pelo que disse ao entrar no intervalo no lugar do Sidnei. O repórter perguntou: "quem vai compor lá o lado esquerdo"?

- Ah, o Marcão... tem também o Índio... e o Edinho... eles vão fechar ali atrás. É que eu não ouvi direito...

Não ouviu direito. Mestre.

Um técnico a zero para o Grêmio

Mano Menezes aprontou uma surpresa para o Gre-Nal: colocou seu segundo melhor jogador disponível, Lúcio, no meio-campo. Aos sete minutos, a surpresa passava por dois marcadores, não encontrava nenhum outro na sobra e fazia um golaço. E aí acabou o jogo e os comentários possíveis sobre ele. Até porque Marcio Mossoró e Christian não são dignos de comentários.

23.6.07

Grenal da Paz


Linha Burra aderiu à campanha de Sandro Goiano e Iarley (infográfico ao lado). Vamos fazer desse o Grenal da Paz!

22.6.07

Esperança!!

Do Terra:
"No time reserva, com a ausência do lateral-direito Daniel Alves, que voltou para o Sevilla para a disputa da final da Copa do Rei,
Dunga foi obrigado a improvisar o auxiliar Jorginho no setor."

Se ele fizer isso mais uma ou duas vezes, o Jorginho nunca mais sai do time e teremos alguém pra cruzar uma bola na área pela primeira vez em 13 anos.

Conta aí, Salim!

David Coimbra, o editor de esportes da Zero Hora, escreve uma coluna todo domingo no jornal. E, vez que outra, publica um quadrinho chamado “Histórias do Salim”, referindo-se a um gremista chamado Salim Nigri. Ano passado, quatro dias depois do Inter ter ganho a primeira Libertadores de sua história, David publicou um “Histórias do Salim” mais ou menos assim:

Salim me ligou quarta-feira perguntando:

- David, me diz uma coisa: quem foi o campeão da Libertadores do ano passado?
- São Paulo.
- E do ano retrasado?
- O Once Caldas.
- Ah, bom.


E desligou o telefone.


Estou curioso para saber qual vai ser a “História do Salim” desta semana. Não me decepciona, David!

21.6.07

Passei a semana falando que não, mas a verdade é que


17 x 1

A verdade é que o Grêmio passa por uma má fase. Desde 30 de maio, quando venceu o Santos por 2 x 0 pela Libertadores, a equipe não ganha. Pior: de lá pra cá, levou 17 gols e fez apenas um. Saldo de -16 em seis partidas.

Claro que a torcida pode se defender dizendo que metade destas partidas foram jogadas com um time reserva. Mas, ainda assim, Sandro Goiano, Lucas e Amoroso (só para citar alguns) estavam neste time reserva.

A má fase revela o que sempre se soube sobre este Grêmio, formado das cinzas com brilhantismo pelo presidente Paulo Odone desde os meados de 2005. O time titular é até bom quando joga com 100% de aplicação. Mas o conjunto de jogadores é fraco. O Grêmio vem jogando com a corda esticada desde o início de 2006. A verdadeira façanha que o tricolor cometeu neste último ano foi ter conseguido jogar por tanto tempo no limite. Isso sim é incrível.

Jogadores como Tcheco, Teco, Lucas e Tuta não aguentaram e se lesionaram na hora errada. O que, na verdade, era previsível. A corda arrebenta uma hora. Raça e aplicação são fundamentais para avançar nas competições, mas futebol também é indispensável. O alento gremista neste momento deve ser a competência da atual direção e do técnico. Com um punhado de reforços, talvez consiga manter o nível de dedicação da equipe. Mas, como já estamos em finais de junho, talvez seja tarde demais para acertar um novo time nesta temporada.

Adeus, Grêmio

Foi bom enquanto durou. Agora que, de novo, o sonho acabou, volto ao triste universo dos torcedores que se divertem mais com fantasias do que com a realidade. Uma delas é escalação imaginária do Maior Gre-Nal de Todos os Tempos, só com jogadores que eu vi jogar:

GRÊMIO: Danrlei; Arce, Adilson, Mauro Galvão e Gilberto; Dinho, Emerson, Zinho e Ronaldinho Gaúcho; Marcelinho Paraíba e Renato. Técnico: Luiz Felipe.

INTER-RS: Sérgio (aquele goleiro de 1994); Bruno, Zózimo, Gilmar Lima e Wederson; Struway, Daniel Frasson, Anderson e Itamar. Robi Gol e Didi. Técnico: Zé Mário.

enjoy the silence

E assim

Se encerra a maior onda de irracionalidade já vista na opinião pública gaúcha - tá, quando o Rio Grande do Sul declarou guerra ao resto do país a irracionalidade provavelmente era maior, mas eu não testemunhei e por isso prefiro não falar no assunto.

Agora, para nossa felicidade, as equipes esportivas da imprensa já podem parar de se comportar como o Walter Mercado.

20.6.07

"Aparece!!!"


Foi esse o grito de um colorado desconhecido após o segundo gol do Boca marcado pelo Riquelme. "Aparece, gremista!!!", continuou bradando. Eu, que nunca fui de me aborrecer com essas coisas, abri a janela de casa e berrei "Tem um aqui, velho!!!". mesmo acordando minha filha com isso. Ele se contrangeu e ficou quieto por uns minutos, deu mais um berro e parou em definitivo. Ouço mais alguns foguetes, mas a coisa não parece que vai evoluir muito. A felicidade não é tanta em transmitir a faixa.

Ganhou o melhor, o 5x0 não deixa dúvidas. "Sobrou entrega, faltou qualidade", disse o Falcão sobre o Grêmio na tevê. Não consigo ficar triste, pelo contrário: sinto um orgulho estranho, que começou no intervalo do jogo. Foi quando me dei conta de que não tinha mais jeito, que fomos muito mais longe do que se imaginava com esse grupo e que, há dois anos, eu estava acompanhando Grêmio 0x4 Anapolina; hoje era uma final de Libertadores.

"Aparece, gremista!!!", pedia o fulano. Este sou eu, com minha filha de um ano e três meses no colo. Tá bom assim?




Dois tiros no coração


Os grandes assassinos da história sempre são conhecidos por três nomes. John Wilkes Booth matou Abraham Lincoln. Lee Harvey Oswald acertou a cabeça de John Kennedy com um tiro de espingarda. O assassino do imortal tricolor atende pelo nome de Juan Román Riquelme.

Dois cinco gols do Boca na final da Libertadores, três saíram dos pés de Riquelme. Nas duas partidas, o argentino jogou com liberdade, flanou pelo campo, deu passes, driblou os jogadores do Grêmio com toques elegantes e desconcertantes. Artistas como ele, que passaram grandes times como Barcelona, que já têm um Mundial Interclubes no armário, e que acaba de vencer a sua terceira Libertadores (uau!), ressurgem nestas horas.

Riquelme, é verdade, já teve três grandes decepções na vida. Depois de passagem brilhante pelo Boca nas temporadas 2000 e 2001, sumiu no Barça. Foi chamado de sonolento. Não brilhou como se esperava na Copa de 2006, onde era tido como o cérebro dos hermanos. Pelo Villareal, em 2006, perdeu o pênalti aos 44 minutos do segundo tempo que levaria o time espanhol à final da Liga dos Campeões da Uefa.

Pelo jeito, Riquelme cansou de perder. Cansou de ser conhecido como uma futura promessa, um diamante semi-lapidado. E resolveu descontar tudo no Grêmio. Naquele chute aos 23 minutos do segundo tempo, o camisa 10 do Boca colocou toda a frustração da carreira, lhe veio à cabeça a defesa de Lehmann no famigerado pênalti de 2006, lembrou-se porque havia sido escolhido o melhor jogador sulamericano de 2001, porque havia sido indicado ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2005. Milagre não ter furado a rede.

O tricolor gaúcho não têm um jogador desse nível - e quase ninguém tem. E ainda faltou ao Grêmio um Jack Ruby que pudesse eliminar o assassino antes do golpe fatal. A frouxidão na marcação de Riquelme foi o único erro de Mano Menezes, que tirou todo o suco do limitado grupo gremista com maestria. Se tivesse repetido no Boca a pressão aplicada sobre o Santos na semi-final, talvez o DVD fosse um épico no estilo Spartacus e não uma história de assassinato.

Berlusconi portenho

Para o presidente do Boca Juniors, o jogo de hoje é só um amistoso. A partida mais importante ele joga no domingo. Maurício Macri é candidato à prefeitura de Buenos Aires.

Macri é hoje o único nome da oposição argentina com força suficiente para incomodar o casal Néstor e Cristina Fernández Kirchner na sua sana de reencarnar a família Peron.

No segundo turno de domingo, Macri deve golear o ministro da Educação de Kirchner, Daniel Filmus.

Eu sei, mas não acredito

São meia-noite e cinqüenta e oito e eu ando com um copo de vinho pela casa. Passos curtos para a frente, passos curtos para trás. Tento de qualquer maneira me tranqüilizar. Impossível. A cada cinco, dez minutos estoura uma saraivada de foguetes. Meu apartamento é perto do hotel do Boca. Vou até a sacada. Buzinas ininterruptas na Carlos Gomes. Não é só filhadaputice e infantilidade da torcida gremista. Também traduz a necessidade de extravasar um nervosismo que eu mesmo sinto aqui, confinado em quatro paredes.
Para os de fora, convém informar. Passa no Rio Grande do Sul algo absurdo. Eu sei que o Grêmio perdeu de três e que é impossível reverter essa vantagem. Posso ver o Boca levantando o caneco hoje - vi ontem, no meu sonho. Eu sei de tudo isso, mas não acredito. Eu e metade do Estado acredita que o Grêmio vai sair campeão. É um absurdo, mas é um sentimento despegado da razão que se criou por aqui.

19.6.07

Bate um bolão

A top model, atriz e tudo-a-ver Gisele Bündchen foi a atração especial no lançamento do novo relógio do clube inglês Arsenal.
Mostrando que dá pra jogar de salto alto sem perder o rebolado, a modelo posou para fotos ao lado do francês Thierry Henry, jogador do clube inglês, e ficou à vontade para arriscar alguns chutes, no tapete de grama artificial instalado no local do evento.
Nesse ano, o time inglês acabou na quarta colocação do campeonato, atrás do Liverpool. Será que Gisele trará sorte para a próxima temporada?

Roger Lerina

Como se fosse o último

Paulo Pelaipe, ao meio-dia de hoje, em entrevista para a TV Bandeirantes:

- Temos que jogar nessa quarta como se fosse o último jogo do campeonato.

Se alguém quiser avisar o homem que esse de fato É o último jogo do campeonato, o telefone do Grêmio é (51)3217.2244. Mas, por favor, seja bem didático na explicação.

18.6.07

Bandeirinha

Nem chegou nas bancas ainda, e a Playboy com a auxiliar Ana Paula Oliveira já é a pior de todos os tempos, segundo pesquisa de opinião divulgada pelo presidente do Ibope, Carlos Montenegro.

Tiozão

Estou a menos de uma quinzena dos trinta anos, sou careca desde os vinte e poucos e tenho um grande potencial para me tornar barrigudo. Isso me habilita, desde já, a virar um tiozão.

Sábado, após assistir Internacional X Flamengo pela TV, dei o passo definitivo para o começo de uma longa vida de tiozão: formei uma Opinião Imutável e Definitiva sobre Futebol, daquelas que o cara repete para os filhos e os filhos saem repetindo por aí, em tom de chacota.

E esta opinião (imaginem ela sendo dita bem alto e com sotaque levemente gaudério) é:

- Esse negócio de time esperar o adversário no próprio campo não existe.

A opinião ainda pode vir acompanhada das seguintes metáforas tiozonas:

- Isso é que nem o cara botar o alarme da casa só no quarto, pra surpreender o ladrão. Periga ainda levar um tiro.

Ou ainda:

- É tipo o cara pegar AIDS e tomar o coquetel de remédios só quando tiver emagrecido 30 quilos, pra surpreender o vírus no contra-ataque. Uma burrrrrrice.

Time de futebol, pra mim, tem que manter o adversário o mais longe do gol possível. O Inter não fez isso e cedeu o empate a um Flamengo que quase não tomou iniciativa no jogo. Gallo falou nas entrevistas que os jogadores recuaram demais. Mas por que ele mesmo forçou o recuo, tirando o melhor meia do time, Pinga, para colocar um volante, Maycon?

Não é por acaso que o time brasileiro mais bem-sucedido até agora na temporada marca no campo adversário. O Grêmio de Mano Menezes chegou à final porque, contra o Santos, no Olímpico, deixou o time paulista “que nem barata no canto da parede” (olha o tiozão aí de novo).

E domingo tem Gre-Nal contra esses caras aí. Se o Inter errar aqueles loooongos passes, lançamentos, chuveirinhos e toquinhos de bola que errou no sábado, babaus (Tiozão, 1982-). É bom dizer isso porque o Gallo "é guri novo, quando ele chegar na minha idade, vai entender algumas coisas".

17.6.07

Quer ser campeão?



Chama ele. O futebol não vai ser bonito, mas a quem se importa?

14.6.07

O espetáculo parece grande porque o palco é pequeno

Agora eu vou esquecer a paixão clubística e vou ser imparcial ao comentar a minha primeira vez como torcedor na Bombonera.

Não vou comentar o gol em triplo impedimento, não vou reclamar da falta no Saja no terceiro gol, das faltas invertidas, que o juiz deixou de expulsar um jogador do Boca por uma falta tão grave quanto a patada do Sandro Goiano. Também vou evitar falar da chuva de cuspe que o bandeirinha levou durante os 90 minutos. Muito menos vou abrir a minha boca pra reclamar que o local da torcida visitante é um poleiro improvisado num estádio igualmente improvisado por falta de espaço.

O que a minha imparcialidade permite comentar é que a Bombonera não é tudo o que dizem. Tinham pintado um quadro bem diferente do que vi. A torcida que canta o tempo inteiro são os barra bravas que ficam atrás do gol. O resto assiste o jogo com o cotovelo nos joelhos, cantando só nos momentos mais convenientes. O que eles chamam de camarotes são sacadas num prédio lateral. É como se os moradores de um edifício resolvessem assistir uma pelada no meio da rua. Pela TV tudo parecia muito mais impressionante.

Roubalheira

Não quero mais a taça.

Quero as duas pernas do Riquelme empalhadas na sala de troféus do Olímpico.

Boca 3 X 0 Grêmio

1) O resultado não traduziu o jogo.
2) Mérito do Boca. Um time que não tem nada demais e enfia pra dentro as bolas quando tem de enfiar, “na sorte” até. E na qualidade do Riquelme.
3) Fator Bombonera não pesou. Grêmio enfrentou bem o estádio, e a torcida, nada demais. Foi o resultado que todo colorado desejava.
5) Larrionda foi bem. Culpa do bandeira no primeiro gol.
6) Difícil, mas dá pra reverter. “O Boca é um Caxias com grife”, disse o Pelaipe, com alguma razão.
7) Impressionante o pouco caso dos gremistas com a final. Digo, clima nas ruas, repercussão na mídia, etc...
8) Há quantos jogos o Cavalo Véio (Sandro) vinha anunciando uma expulsão?
9) Grêmio não perde Sandro; ganha Lucas.
10) Ninguém duvide da fé da torcida e da pressão do Olímpico no último jogo.
11) É a imortalidade posta à prova. Seria demais sobreviver de novo. Mas amo qualquer coisa absoluta. Mie Tyson, Maradona e Romário, por exemplo.

13.6.07

Pré-jogo

Bate-papo via MSN com meu irmão que está em Buenos Aires:

(17:17:32) Fabio Ritter: cole
(17:17:39) tritter: ae!!!!!
(17:17:44) tritter: dalhe tricolor!!!!
(17:17:49) tritter: como ta o clima ae?
(17:18:01) tritter: da uma geral pra eu publicar no linha burra
(17:18:43) Fabio Ritter: o clima eh o seuinte
(17:18:43) Fabio Ritter: aha uhu BUenos aires eh nossa
(17:18:43) Fabio Ritter: mto germista
(17:18:43) Fabio Ritter: comprei o ole jah
(17:18:44) Fabio Ritter: saja mto badalado
(17:18:51) Fabio Ritter: nao param de falar dele e do schaivi
(17:19:02) Fabio Ritter: saja fez um gol no boca
(17:19:05) Fabio Ritter: e tomou 7 a 1
(17:19:11) Fabio Ritter: nas duas ultimas partidas ano passado
(17:19:55) tritter: e o que se fala do schiavi? deve jogar?
(17:20:30) Fabio Ritter: acham que vai jogar
(17:20:32) Fabio Ritter: mas eu nao acredito

Rapidinhas:
- O site do Boca dá a escalação do Grêmio com Rolando Schiavi.
- Olé: "A final das finais!"
- Dunga: "Vai ser um jogo aberto e quem tiver mais tranqüilidade vai vencer a competição"
- Alguém consegue trabalhar hoje? Eu não.

Já ganharam

Ontem a FOX Sports e o canal TyC Sports fizeram demoradas análises sobre a final da Libertadores. Estudaram todas as possibilidades, listaram todos os defeitos e qualidades do Grêmio, compararam os resultados de ambas as equipes na compatição. Conclusão: Boca é muito superior ao Grêmio em todos os fundamentos e posições.

Claro que ninguém comentou que o Boca se borrou todo para o Velez no segundo jogo, depois de ter ganho uma partida onde o goleiro aversário foi expulso no início do primeiro tempo. Eles também esqueceram o empate na Bombonera para o Libertad, que também jogou mal em casa para o fraquíssimo Paraná. E nem comentaram a roubalheira que foi o segundo jogo contra o Cúcuta.

O clima de jáganhô é até estranho para os argentinos que são sempre tão supersticiosos (na Copa, quase bateram um cara que saiu na rua com uma réplica da taça na mão). Chegaram ao cúmulo de dizer que o Boca até pode se permitir um mau resultado em casa, porque é um time acostumado a virar resultados fora. O que não deixa de ser verdade. Santos e o Paysandu que o digam.

A grande frase da noite, para fechar o programa e encerrar todas as discussões, foi: “O Boca joga como um time brasileiro e o Grêmio como um time argentino.” Isso só prova que, apesar das diferenças futebolísticas, os comentaristas brasileiros e argentinos estão absolutamente empatados nos fundamentos Informação, Inteligência e Originalidade.

12.6.07

Pato torcerá pelo Grêmio amanhã

Isso é o que ele disse para o Lance, segundo esta reportagem.

"No intervalo entre um e outro treinamento da Seleção Brasileira sub-20, o ídolo do Internacional respondeu com tranqüilidade quando indagado para quem torceria na final da Libertadores.
- Para o Grêmio. Quero que os meus companheiros de Seleção, o Lucas e o Carlos Eduardo, sejam felizes - explicou o atacante de 17 anos."


Ele tem 17 anos e o coração puro. Se alguém estiver com problemas para tirar uma espada de alguma pedra, chame o Pato. Tá na cara que ele será o herói colorado dos próximos anos. Até porque não se renderá às 30 moedas dos rapineiros clubes europeus.

Maior que Maradona, maior que Pelé

Em um desses jogos de velhos gordos, o Maradona veio para o Brasil para enfrentar os amigos do Zico. Abraçou todos os jogadores. Quando chegou na frente Dele, ajoelhou-se.

aqui o motivo pelo qual virei gremista. (Link mandado pelo Hermano)

Neblina

Tudo indica que só o juiz vai ser capaz de ver sem problemas o jogo Boca x Grêmio amanhã. A neblina baixou novamente na cidade. Agora, 14h, mal se enxerga os prédios a 100m de distância.
Não está pior do que na semana passada, quando o jogo contra o Cúcuta foi interrompido por meia hora para que o Palermo pudesse se posicionar melhor para fazer o gol da classificação. Mas é certo que, se continuar assim, a torcida do Grêmio, que vai ficar no terceiro (semi)anel da Bombonera, não vai ver além do círculo central do campo.

O jeito vai ser suportar a terrível narração dos locutores portenhos que não fazem mais do que repetir o nome dos jogadores em tom crescente e esticar a última vogal quando chutam a gol: Palermo. Palermo. PALERMO! PALERMO!!! PALEEEERMO!!! PALERMOOOOOOOOOOOOOO! A fuera.

Só falta chover pra ficar perfeito.

Fernandão: um ídolo na intimidade



Fernandão, 29, ou Fernando L. da Costa, como não gosta de ser chamado, sentou na poltrona 2F do vôo da TAM 3061, que veio de São Paulo para Porto Alegre na tarde desta segunda-feira. Sentando ao lado de uma velhinha desacompanhada, informou a ela sua idade, altura, peso e lanche de avião preferido, além de descrever sucinta mas educadamente como seu organismo se comporta durante vôos de variadas distâncias.

Assim que a velhinha sossegou o pito, o colorado concentrou sua atenção na televisão de bordo, que transmitia um antigo desenho da Disney em que Pateta dirige um trailer onde estão Mickey e Donald. Quanto mais o trailer sacodia, mais este gigante artilheiro caía na gargalhada.

O ídolo não tirou o olho da janela do avião durante o pouso e a decolagem. Coisas de quem gosta de ver o mundo de cima.

11.6.07

Vale tudo nessas horas

de: Leo Prestes
Para: web@agrupacionnuevoboca.com.ar, info@lamitadmas1.com,
cas@bocajuniors.com.ar, webmaster@bocampeonweb.com.ar,
info@agrupacionxeneizes.com,todobocablog@yahoo.com.ar

data: 11/06/2007 18:30

assunto: Ayuda a los Xeneizes

Hola!

Soy brasileño de Porto Alegre, hincha de Internacional, y no me gusta el Gremio, oponente de los Xeneizes en la final de Libertadores 2007.

Por eso, me gustaria avisarlos que "El Flaco" Schiavi, ex-defensor de Boca, hoy en Gremio, ha cojido la mujer de Tcheco, principal jugador de Gremio.

Toda la hinchada sabe que eso lo pasó. Esto seria un buen "argumiento" para que grite la hinchada, y así hacer con que Tcheco perca la concentración.

Gracias y suerte para vos!

10.6.07

A Proteção de São Patrício*



Hoje me levanto
com poderosa força e invoco à Santíssima Trindade
com trinitária fé
professando a unidade
do Criador e da criatura.

Hoje me levanto
com a força do nascimento de Cristo graças a seu batismo,
com a força de sua crucificação e morte,
com a força de sua ressurreição e ascenção,
com a força de seu retorno no dia do juízo.

Hoje me levanto
com a força do amor do querubim,
obediente ao anjos,
a serviço dos arcanjos,
na esperança da ressurreição para encontrar consolo
com as orações dos patriarcas,
as predições dos profetas,
os ensinamentos dos apóstolos,
a fé dos confessores,
a inocência das santas virgens,
os feitos dos homens de bens.

Hoje me levanto
com a força dos céus:
a luz do sol,
o brilho da lua,
o esplendor do fogo,
a velocidade do trovão,
a rapidez do vento,
a profundidade dos mares,
a permanência da terra,
a firmeza da rocha.

Hoje me levanto
com a força de Deus que me guia:
sua grandeza que me apóia,
sua sabedoria que me guia,
seu olho que me cuida,
seu ouvido que me escuta,
sua palavra que me fala,
sua mão que me defende,
seu caminho para seguí-lo,
seu escudo para proteger-me,
sua eucaristia para livrar-me
das armadilhas do demônio,
da tentação dos vícios,
daqueles que me desejam mal,
longe ou perto,
só ou acompanhado.

Invoco hoje todo estes poderes para que se levantem entre mim e estes males,
contra todos os cruéis e infames poderes que desejam
o mal para meu corpo e alma,
contra as invocações dos falsos profetas,
contra as nefastas leis da pagania,
contra as falsas leis da heresia,
contra as artes da idolatria,
contra os feitiços de bruxas, quiromantes e feiticeiros,
contra todo conhecimento que corrompa o corpo e a alma.

Cristo que me proteja hoje
contra o veneno, contra o fogo,
contra morrer afogado, ser ferido
para que assim venha a mim abundante consolo.

Cristo comigo,
Cristo à minha frente,
Cristo atrás de mim,
Cristo em mim,
Cristo abaixo de mim,
Cristo sobre mim,
Cristo a minha direita,
Cristo a minha esquerda,
Cristo quando durmo,
Cristo quando descanso,
Cristo quando me levanto,
Cristo no coração de todo homem que pense em mim,
Cristo na boca de quem fale de mim,
Cristo em todos os olhos que me vêem,
Cristo em todo ouvido que me ouve.

Hoje me levanto
com poderosa força e invoco à Santíssima Trindade
com trinitária fé
professando a unidade
do Criador e da criatura.
Amém!

*Caso a prece seja atendida até o próximo dia 20, prometo a redenção até 17 de março de 2008, orando, comprando cds do U2 e envergando pints de Guiness. Peço desculpa aos católicos e irlandeses que porventura se ofenderam com a manipulação de imagem.

8.6.07

Tríplice Coroa FIFA






Hove um tempo em que as ramificações de copas, oriundas de outras copas, como Supercopa e Recopa, pouco despertavam o interesse das torcidas brasileiras. Mais importante do que ganhar dois jogos para levantar uma taça é ter ganho três competições internacionais em carreira.


O relevante é que para se ganhar a Recopa, primeiramente, é preciso ganhar a Libertadores: para comer a sobremesa e tomar o cafezinho, antes é preciso comer a salada. E apesar do tom de galhofa de alguns gremistas aqui do linha burra, o futebol mexicano não tem nada de bobo. Assim como outros torcedores colorados desprezaram o futebol do Cúcuta, que mesmo sendo do tipo Colômbia, não é nenhum Araribóia.


O jogo de ontem à noite foi a redenção colorada. O mesmo espírito e estilo de jogo do time de 2006, ainda que sem as peças mágicas da Libertadores, com pegada, entrega e marcação, que foram os componentes essenciais para uma goleada frente ao bom time do Pachuca – já classificado para o Mundial FIFA 2007. Um time de “armandinhos” – e com um zagueiro tosco: Mosquera -, é verdade, mas com bom toque bola e velocidade, aspectos que já haviam sido evidenciados pelos comentários pertinentes do Santi.


De toda a performace do time colorado, duas figuras destacaram-se: Pinga e Sidnei.


Pinga, já desacreditado por boa parte da crônica esportiva – inclusive por mim, confesso -, aquele que veio teoricamente para substituir o Tinga; o boleiro que chegou com alguns quilos acima do peso ideal, nos 12 jogos anteriores disputados, demonstrava uma sonolência e placidez bovina dentro do gramado – características que estão presentes em alguns jogadores geniais, de mesma posição. Surpreendemente, Pinga faz jus, pelo menos por um jogo, aos não sei quantos milhões investidos no seu passe, e dá demonstrações de raça, dividindo bolas, dando piques, colocando companheiros na cara do gol, deixando a entender que seu dedos foram colocados na tomada.


A outra grata revelação da noite, Sidnei, zagueiro titular de seleções sub-15 e sub-17, dá provas que uma escola que já formou defensores como Mauro Galvão, Aloísio e Lúcio, continua a pleno vapor. O garoto, de apenas 17 anos e uma boa técnica, jogou como “china-velha”, dando passes precisos, investindo em alguns lançamentos de longa distância, mas também recorrendo ao chutão, quando necessário, deu consistência e segurança ao setor defensivo colorado, ao lado do experiente Índio.


Bom, e o Pato já é uma realidade. Mesmo com seus malabarismos e firulas, com direito a dominadas de ombro, o guri continua mostrando que é xarope; foi um inferno no lado esquerdo da defesa do Pachuca. Abastecido por dois meias de origem, teve seu trabalho facilitado. Os zagueiro do Tuzo, aborrecidos com os dribles e as pedaladas, já estavam a fim de estourar o menino, que acabou tomando uma covarde cusparada no rosto.


Enfim, foi um jogo para ficar na retina do torcedor Colorado, receoso e chateado pelo time não ter um desempenho tão bom quanto do ano passado, e muito mais do que isso, é a evidência inconteste, que os bravos remanescente campeões da Libertadores e do Mundial, continuam motivados por títulos, e com uma torcida apaixonada destas, nem poderia ser diferente.


Internacional: Libertadores, Recopa e Mundial!

Sandro Goiano Facts

* A súmulas de todos os jogos já vêm com um cartão amarelo anotado para Sandro Goiano. Mesmo que ele não seja escalado.
* Sandro Goiano não cobra lateral. A lateral entrega tudo antes dele cobrar. * Antes de entrar em campo, todos pedem licença a Sandro Goiano.
* A razão para ter tantos cemitérios perto do Olímpico é só uma: Sandro Goiano.
* Ramon ainda está no Grêmio porque Sandro Goiano quer.
* Sandro Goiano não marca zona, nem jogador. Ele marca para a morte.
* Um estudo revelou que as três maiores causas de lesões sérias no futebol são: rompimento dos ligamentos, torção no joelho e Sandro Goiano. Não necessariamente nessa ordem.
* No Winning Eleven você poder controlar mais de 2 mil jogadores do mundo inteiro. Exceto Sandro Goiano.
* Sandro Goiano fez parte do projeto original do jogo Mortal Kombat. Mas foi tirado porque qualquer botão apertado fazia ela dar um carrinho e matar o adversário.
* Sandro Goiano perdeu a virgindade antes do pai.
* Papai Noel existia. Até esquecer a bola que Sandro Goiano havia pedido de presente.
* Deus disse: faça-se a luz. Chuck Norris disse: Peça por favor. Sandro Goiano disse: calem a boca vocês dois.
* Se Sandro Goiano ainda quebrou ninguém, é porque o jogo ainda não começou.
* Sandro Goiano não passa a bola, ele maltrata a bola até ela sair correndo.
* Garrincha tinha as 2 pernas perfeitas. Até disputar uma bola com Sandro Goiano.
* Sandro Goiano é o único capaz de separar uma briga entre Patrício e Chuck Norris.
* Quando Sandro Goiano comemora seus gols, a Avalanche Gremista sobe as arquibancadas em vez de descer.
* Originalmente o DVD da Batalha dos Aflitos se dividia em 2 partes: "Sandro Goiano" e "Os aflitos".
* Sandro Goiano pediu uma camisa do Grêmio na Inter Sport do beira-rio. E foi atendido.
* Depois do Katrina, Sandro Goiano prometeu nunca mais agitar sua camisa do Grêmio.
* Traumatologistas são médicos especializados em tratar pessoas que chegam perto de Sandro Goiano.
* Legistas são médicos especializados em tratar pessoas que se metem no caminho de Sandro Goiano.
* Deus apontou para Romario e disse: "Esse é o cara". Sandro Goiano deu uma voadeira e disse: "Pronto, irmão".
* Os dinossauros foram extintos depois que Sandro Goiano e alguns amigos resolveram fazer um churrasco.
* Se o Sandro Goiano fosse mulher, ele se chamaria Chuck Norris.
* Sandro Goiano inventou a cesariana quando deu um carrinho para sair da barriga de sua mãe.
* O Winning Eleven 2008 terá 5 dificuldades: Easy, Medium, Hard, Ultra Hard e Sandro Goiano Mode.
* O maior feito na carreira de um jogador de futebol não é fazer 1.000 gols. É sobreviver a um carrinho do Sandro Goiano.
* É fácil saber o que passa na cabeça dos adversários durante um jogo contra o Grêmio: a chuteira de Sandro Goiano.

(Enviada pelo Caco.)

Rá-rá

A piada na noite de ontem no Beira-Rio era de que o Boca tem larga vantagem no confronto contra o Grêmio porque vai jogar as duas partidas em casa.

Tricolores cantantes

Os gremistas que vêm a Buenos Aires assistir o primeiro jogo da final já podem ir decorando esses versos:

En el barrio de la Boca viven todos bolivianos
cagan en la vereda y se limpian con la mano
El sábado en la bailanta se van a poner en pedo
y se van de vacaciones a la playa del Riachuelo¡
Hay que matarlos a todos, mamá
que no quede ni un bostero!

Que feo es ser bostero boliviano
que en una villa tiene que vivir
la hermana revolea la cartera
la vieja chupa pijas por ahí¡
Bostero, bostero, bostero
bostero no lo pienses más
andate a vivir a Bolivia
toda tu familia esta allá!

7.6.07

Boca x Cúcuta ameaçado

O centro meteorológico do Edifício Comega informa: a capital federal argentina passou o dia com uma neblina muito densa. A visibilidade no momento é de 20 metros.

Mestre, eu te saúdo

O Grêmio volta à decisão da Libertadores menos de 2 anos depois de sair da Segundona. Isso é surreal, fantástico, genial. Mas eu fui para a Goethe enrolado numa bandeira tricolor, hoje, foi para homenagear o maior jogador gremista de todos os tempos: Renato Portaluppi.

Seu time venceu o Figueirense, em Florianópolis, por 1x0 e sagrou-se campeão da Copa do Brasil 2007. O gol foi do Roger, ex-Grêmio. É o primeiro título da vida do Renato como treinador. O maior pegador do futebol brasileiro merece muito sucesso. Grande Renato!! A Luma, a Claudia Raia e toda a torcida do Grêmio nunca te esquecerão!!!

6.6.07

É verdade

O Santos é o time da virada.

Que venha o (_____________)!!!!

Talk of the town

O povo só fala disto - comentário de radialista sobre o Grêmio e os gaúchos. Que bobagem!
A propósito, pode postar sem foto? Tomara que não...

5.6.07

Supersemana

Quarta-feira: Grêmio decide em Santos vaga para a final da Libertadores.


Quinta-feira: Inter decide em casa o título da Recopa, algo como um Epílogo da Libertadores.



Ambas as torcidas podem chegar no fim de semana faceiras como se nada tivesse acontecido jamais - como se nunca tivéssemos sido rebaixados ou se os colorados não tivessem sido ridiculamente eliminados de tudo nos primeiros meses do ano. O futebol é muito afudê: sempre há uma segunda chance. Se o Inter ganhar do Machuca, pode se reerguer da crise e ficar tranquilo no mínimo até agosto. Mesmo com a crise colorada deste ano, Grêmio e Inter estão bem como não estavam desde o fim dos anos 80, quando o Inter chegou a duas finais de brasileiro, o Grêmio ganhou a Copa do Brasil e foi hexa gaúcho e ainda fez a antológica propaganda do Mazaropi com o Tião Macalé (foto acima).

Ah: já estou desde ontem nervoso com o jogo de amanhã.

Anotem esse nome (ou o da mãe dele)

Paulo Henrique de Godoy Bezerra, árbitro de Inter 2 x 0 Náutico ontem.

Um árbitro justíssimo: prejudicou os dois times em doses iguais. Inverteu todas as faltas que pôde, errou em todas as situações em que precisava aplicar a lei da vantagem, deu cartões quando não precisava, não deu cartões quando precisava, fez com que o clima esquentasse nos dois times, ficou invocadinho quando era tarde demais. E, como se não bastasse, em uma confusão entre três jogadores, expulsou o único do grupo que não tinha motivo nenhum para tomar cartão: Márcio Mossoró.

Com tanta incompetência, periga ser o árbitro brasileiro na próxima Copa do Mundo. Olho nele.

O novo Juninho Pernambucano

Toma tento, Nancy Kerrigan Sempre preferi o Diego ao Robinho. Os dois são jogadores extraordinários, mas o Diego tem uma vantagem: organiza todo time em que joga. Aos 17 anos já tinha uma disciplina tática de jogador puta-velha.

Mas o destino quis que ele se machucasse na final do Brasileiro, e que o Robinho entrasse para história com as pedaladas sobre o Rogério. Por escolhas próprias, Diego acabou escondido em um subcampeonato europeu logo cedo, enquanto Robinho ficou arrebentando no Santos até ir direto para o Real Madrid.

Agora o destino apronta de novo para Diego, desta vez na Seleção. Enquanto Robinho vai se firmando no ataque - graças à má-fase e à decadência dos antigos titulares Adriano e Ronaldo - Diego pode jogar o que quiser, que dificilmente tirará a vaga de Kaká ou Ronaldinho Gaúcho, com quem disputa.

É a síndrome do Juninho Pernambucano, que atingiu o auge do seu futebol, fez história na França, arrebentou em todas as partidas que entrou, mas na Seleção não teve chance de fazer nada além do que se faz de dentro da casamata.

A vaga do Kaká e do Ronaldinho Gaúcho só a Tonya Harding (foto) consegue tirar.

UMA NOTA: Afonso Alves como titular é ridículo. Só se explica se a convocação do goleador do campeonato holandês pelo Heerenveen (ãh?) for uma cutucada em outros jogadores, como Ronaldo e Adriano. Caso contrário, Clayton, artilheiro da A-2 do Paulista pelo Rio Preto, também merece chance.

4.6.07

Fase



De um leitor do post anterior:

"Time misto do Grêmio toma três do Botafogo fora.

Inter toma três do time misto do Botafogo (com 10) em casa."

Mas não há de ser nada. Quinta é dia de ganhar título contra o Paquitos, do México.

2.6.07

Boletim ao (R)Vivo 2


Depois que o Schiavi foi expulso fiquei pensando, como é triste perder um pênalti(foto), tudo vira um doce. 42m do segundo tempo, Botafogo 3 x 0 Grêmio.

Boletim ao (R)Vivo




Já que estou quase sem tesão para com o futebol, já que estou a tempo sem colaborar com este blog, já que estou pagando(como bom colorado) a minha mensalidade de sócio e mesmo assim, não estou indo ao beira rio resolvi criar uma nova seção no Linha Burra. A Seção “Boletim ao (R)vivo”, notas que entrarão a qualquer momento falando sobre os jogos da rodada, enquanto ele está acontecendo. Por exemplo: (Grêmio x Botafogo pela quarta rodada do Brasileirão) - Amoroso acaba de bater um pênalti e Julio César defende, continua 1 x 0 para o Botafogo que está contra atacando o Grêmio neste momento, escanteio para o botafogo, nada acontece, segue a partida. Mas para mim, nada neste jogo vai ser melhor do que ver o Tuta(foto) correndo no gramado apenas com uma chuteira. Fazia tempo que eu não me divertia tanto com o futebol.

1.6.07

Abusado

Três anos é muito tempo. Sei lá, pra mim, um mês é muito tempo. Tudo pode mudar. Mas por mais que as possibilidades mais estranhas estejam abertas - Afonso Alves, Jô, Carlos Eduardo, etc. - eu acho que o time que vai jogar a Copa de 2010 na África do Sul não vai ser muito diferente disso:

Julio Cesar; Cicinho, Alex, Juan e Kleber (ou Gilberto); Mineiro, Gilberto Silva (Elano), Kaka, Ronaldinho Gaúcho. Robinho e Fred (ou Adriano).

Wasted Time

Tempo perdido foi ter ficado vendo o jogo do Inter ontem.
Meu Deus, que pavor.

Mas, vamos lá:

1. A sorte voltou a ajudar. Aquela cabeçeada que bateu na trave era pra ter entrado.
2. O Inter marca a bola. Os caras do Inter devem ter corrido três vezes mais que os caras do Pachuca ontem. Parecia roda de bobinho.
3. Por marcar a bola, várias vezes tinha dois jogadores indo no mesmo cara, deixando buracos absurdos e jogadores livres para o time do Pachuca deitar e rolar.
4. Clemer, quem diria, salvou o Inter.
5. Tá certo que o Fernandão tá numa fase ruim, e tá certo que todo o time tem que ajudar na marcação, mas num time com 3 volantes o Fernandão ficar marcando jogador do Pachuca na lateral do Inter é que nem tu colocar smoking pra limpar banheiro.
6. Pato é mestre. Pena que vai afundar com o resto do time.
7. Gallo é um imbecil. Demite ele e põe o Lisca ou quem quer seja no lugar. O cara me arma um time com três volantes que não marcam ninguém.
8. O Edinho chegou atrasado em todas as bolas e sempre fazendo falta.
9. O time do Inter não tem NENHUMA jogada. E é um time completamente apavorado. A bola sobrava pros caras do Inter na entrada da área, com três jogadores do Inter perto e os caras desandavam a dar balão.
10. Fazia tempo que eu não via um time errar tantos passes. Sério, quero ver o "scout" do jogo, pra ver o tempo de posse de bola e número de passes errados. Ah, e o número de chutes a gol que o Inter deu também.
11. O time do Pachuca é MUITO RUIM. Só por isso a gente não tomou uma goleada. E graças ao Pato, conseguimos um gol fora. É bem possível de reverter no Beira-Rio, muito por causa da torcida. Mas, do jeito que está, vai ser um brasileiro bem perigoso pro colorado.